Chamada para submissões – Dossiê "Políticas Públicas e Economia das Artes Cênicas"
A Revista Sala Preta abre chamada para contribuições ao dossiê POLÍTICAS PÚBLICAS E ECONOMIA DAS ARTES CÊNICAS, com submissões até 2 de fevereiro de 2025, e publicação prevista em maio/25.
Do mecenato na antiguidade clássica à formação de secretarias e ministérios dedicados aos assuntos da cultura, a política e a economia sempre estiveram envolvidas na manutenção das artes. Nas artes cênicas, são diversas as estratégias colocadas em curso para garantir a continuidade das atividades profissionais e a existência, na sociedade, da produção artística. Convivemos com programas e instrumentos de financiamento e de apoio aos artistas, aos grupos, às obras e aos espaços que criam e difundem as artes. No entanto, é fácil observar que aquilo que existe não dá conta da multiplicidade das propostas artísticas, nem tampouco da quantidade de profissionais que dependem desses instrumentos para sua produção, continuidade e subsistência.
Vemos cada vez mais propostas que se submetem à apreciação de comissões julgadoras e buscam formas de apoio. Cada vez mais produção, porém público nem sempre igualmente numeroso. Nesse complexo campo que articula o interesse pela arte, a produção cultural dos sujeitos na sociedade, a profissionalização de artistas, o fomento às artes, e a demanda por recursos financeiros cada vez mais escassos, destacam-se as questões das políticas públicas voltadas para o campo das artes cênicas. Enquanto propostas e respostas às necessidades da classe e da sociedade, essas políticas têm sido essenciais para a existência do campo, mesmo quando insuficientes.
Lidando com notáveis impactos durante e no pós-pandemia, as políticas públicas para as artes cênicas têm evidenciado os limites de seus formatos e amplitude, denunciando o desequilíbrio no campo. Atualizar a discussão sobre essa complexa interação entre as artes cênicas, as políticas públicas e a economia se torna urgente.
Para este dossiê, a Revista Sala Preta convida autores a compartilhar suas pesquisas, em artigos, traduções, entrevistas, críticas e resenhas sobre as artes cênicas, em diálogo com os campos das Políticas Públicas e da Economia. Os tópicos a seguir apontam abordagens possíveis para o tema, sem prejuízos de outras formulações:
- Políticas públicas e as artes cênicas
- Formas de fomento e financiamento: leis, editais e programas
- Políticas para a formação de artistas
- Políticas para a formação de público
- As artes cênicas e os equipamentos culturais
- Acesso a programas de políticas públicas para a cultura
- Implementação e participação social na agenda das políticas públicas
- Avaliação de políticas públicas para as artes cênicas
- Produção e análise de dados sobre as artes cênicas
- Pesquisas, cartografias e mapeamentos das artes cênicas
- História das políticas públicas para as artes
- Personalidades e grupos que contribuíram para as políticas culturais
- Cultura política, democracia e artes cênicas
- Democracia cultural e as artes cênicas
- Democratização do acesso à arte
- As artes cênicas dentro da gestão pública
- Formas de financiamento dos grupos e produções de artes cênicas
- Modelos de financiamento das artes cênicas para além do estatal
- Ocupações culturais e formas de financiamento das artes cênicas
- Profissionalização, condições de trabalho e precarização nas artes cênicas
- Mercado de trabalho, cadeias produtivas, gestão das artes cênicas
- Público, demanda e consumo das artes cênicas
- Artes cênicas, indústria cultural, economia criativa
Chamamos a atenção para o conteúdo dos Artigos submetidos ao dossiê, que devem obrigatoriamente abordar as artes cênicas e as políticas públicas e/ou a economia. Não serão considerados textos que abordem apenas artes cênicas, ou apenas políticas públicas e/ou economia. São aceitos apenas textos originais (não publicados nem submetidos a publicação por outros veículos), de pesquisas que demonstrem compromisso com o avanço do campo em que se inserem, sendo portanto esperado que sejam diretos em suas perguntas de pesquisa, adequados em suas metodologias, e conscientes de seus resultados e conclusões, que devem ser explicitados nos textos enviados, dos quais se espera, ainda, um diálogo com a produção acadêmica do campo em que se inserem – isto é: a consideração de bibliografia atualizada e pertinente em publicações de livros e de artigos acadêmicos de periódicos brasileiros e internacionais.
Para os textos de Entrevistas, Críticas e Resenhas espera-se que os objetos discutidos permitam essa importante reflexão abarcando "artes cênicas e políticas públicas" ou "artes cênicas e economia", cabendo aos autores responsáveis explicitar tais reflexões, aportar exemplos pertinentes ao debate, e observar as aplicações daquilo que é analisado aos campos em questão.
Especificamente para a seção Resenhas, deixamos a sugestão da publicação "Políticas Culturais: Diálogos Possíveis", de Antônio Albino Canelas Rubim (Edições Sesc, 2022), sem prejuízo da consideração de outras publicações de interesse dos autores.
—------------------
A Revista Sala Preta aceita artigos, entrevistas, críticas, resenhas e traduções que se vinculem conceitualmente às artes cênicas em campo expandido. As submissões devem estar de acordo com os padrões do periódico (disponíveis em nosso site) para cada tipo de texto. Apenas materiais originais (não publicados) são considerados, e a avaliação é feita pelo sistema duplo-cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e não cobra taxas de submissão ou publicação.
Além dos dossiês, a revista publica artigos sem restrição temática, recebidos em fluxo contínuo, que são considerados e avaliados junto de cada ciclo editorial. Os artigos de tema livre recebidos até dia 2/fevereiro serão considerados para a publicação junto do N.1 do Vol.24 da revista, fora do dossiê temático. Textos enviados após esse prazo serão considerados apenas no ciclo editorial seguinte.
Maiores informações podem ser encontradas em nosso website, https://www.revistas.usp.br/salapreta, onde nossas diretrizes podem ser visualizadas.