Educação Africana: possibilidades pedagógicas

Autori

  • Ademir Barros dos Santos Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2022.194848

Parole chiave:

Africanidades, Educação, Filosofia africana, Religiosidade africana

Abstract

Abordando os efeitos dos valores civilizatórios de matriz africana e suas eventuais possibilidades nos processos escolares, este artigo busca, primeiramente, desmistificar diversos significados apostos, pejorativamente, a elementos desta matriz; a seguir, se volta para a apresentação das bases culturais presentes nesta visão de mundo e o processo ensino/aprendizagem daí decorrente, de forma a possibilitar a visualização das diferenças entre a mesma e o entendimento ocidental disseminado sobre estas sociedades a partir da Europa estendida, ou seja: da expansão da cultura europeia sobre terras e populações indevidamente subjugadas. Portanto, o artigo tem o intuito de apresentar tais valores como possibilidades para o trato pedagógico, escolar e oficial ou não.

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Pubblicato

2022-02-11

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Santos, A. B. dos. (2022). Educação Africana: possibilidades pedagógicas. Sankofa (São Paulo), 15(26), 56-73. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2022.194848