PNAISH: uma análise de sua dimensão educativa na perspectiva de gênero

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902019170836

Palabras clave:

Transversalização de Gênero, Políticas Públicas, Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

Resumen

O artigo desdobra-se de pesquisa documental inscrita nos campos dos estudos de gênero e culturais e discute alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa as proposições da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH). Para isso, toma como referência um contexto discursivo em que termos como integralidade e equidade são reiteradamente apresentados e acionados, na direção de instituir propostas educativas e de cuidado voltadas à saúde e à educação de homens adultos. Argumentamos que, ao mesmo tempo em que essa amplitude coloca sob suspeita determinadas formas de viver a masculinidade, ela não desloca a centralidade dos processos curativos e parece contribuir para impregnar a política com uma visão utilitária, individualizando e culpabilizando os homens por seu distanciamento dos serviços de saúde.

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Publicado

2019-07-26

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Pereira, J., Klein, C., & Meyer, D. E. (2019). PNAISH: uma análise de sua dimensão educativa na perspectiva de gênero. Saúde E Sociedade, 28(2), 132-146. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019170836