Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902021201058

Palavras-chave:

Educação Médica, Comunicação, Relações Médico-Paciente, Educação de Graduação em Medicina

Resumo

O artigo apresenta um estudo exploratório descritivo sobre habilidades de Comunicação de Más Notícias (CMN) de internos de Medicina. Investigou-se a percepção discente sobre aprendizagem para CMN com delineamento transversal e abordagem mista. Houve aplicação de questionário, obtendo 176 participantes, e grupo focal com 12 estudantes. Os dados foram analisados pelo cálculo das médias e desvios-padrão para variáveis quantitativas e as falas do grupo focal foram submetidas à Análise de Conteúdo. Observou-se o dobro da frequência com mais habilidade para CMN no grupo que teve treinamento em comparação ao que não teve. No manejo da CMN, considerou-se mais difícil “ser honesto, sem tirar a esperança” (69%) e “lidar com a emoção do paciente” (59%). 99,4% conheciam o protocolo SPIKES, destes 41,5% consideraram a expressão de emoções sua etapa mais difícil. A comunicação e o manejo das emoções foram apontados como desafios na relação médico-paciente, com déficits no ensino de CMN. Obteve-se que a CMN não se limita à técnica, mas envolve atitudes que precisam ser abordadas com metodologias diversas, assim como requerem a implementação de políticas de educação na área médica, sobretudo diante das demandas emergentes da pandemia de Covid-19.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kelen Gomes Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde Comunitária. Fortaleza, CE, Brasil.

  • Maxmiria Holanda Batista, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde Comunitária. Fortaleza, CE, Brasil.

  • Daiana Flávia Oliveira de Souza, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil.

  • Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde Comunitária. Fortaleza, CE, Brasil.

  • Walker Henrique Almeida Jorge, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará. Centro de Humanidades II. Departamento de Psicologia. Fortaleza, CE, Brasil.

  • Cheila Pires Raquel, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Departamento de Saúde Comunitária. Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Ribeiro, K. G., Batista, M. H., Souza, D. F. O. de, Florêncio, C. M. G. D., Jorge, W. H. A., & Raquel, C. P. (2021). Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19. Saúde E Sociedade, 30(4). https://doi.org/10.1590/S0104-12902021201058