Insatisfação e complicações pós-cirúrgicas caracterizam erro médico?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v26i2p48-50

Palavras-chave:

Erros Médicos, Complicações Intraoperatórias

Resumo

Nota-se atualmente um crescente número de processos judiciais a médicos, com base em uma suposta quebra de contrato ao direito do consumidor, onde se exige do profissional médico resultados, enquanto este, pelo código de ética médica e bom senso, tem obrigação de meios. O objetivo deste estudo foi discutir os resultados, satisfação e complicações de três das principais cirurgias ortopédicas à nível do joelho (área de atuação dos autores) com o fim de estabelecer diferenças entre erro e insucesso, próprio do ato médico. Concluímos que a imperfeição faz parte da natureza humana e que, por diversos motivos, as cirurgias ortopédicas complicam, falham e pacientes ficam insatisfeitos, independente do grau de recursos que o profissional disponha, o que não caracteriza erro médico.

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Publicado

2021-12-29

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Carta ao Editor

Como Citar

1.
Pavão DM, Werneck FC, Faria JLR de, Titonelli VE, Albuquerque RSP e, Sousa EB de. Insatisfação e complicações pós-cirúrgicas caracterizam erro médico?. Saúde ética justiça [Internet]. 29º de dezembro de 2021 [citado 24º de novembro de 2024];26(2):48-50. Disponível em: https://periodicos.usp.br/sej/article/view/194429