Etiloxidação: se bebi, quando poderei dirigir com segurança?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v18i1p88-102Palavras-chave:
Direitos humanos, Consumo de bebidas alcóolicas/legislação & jurisprudência, Bebidas alcóolicas/ toxicidade, Intoxicação alcoólica/complicações, Condução de veículo/legislação & controle, Acidentes de trânsito/ prevenção & controle.Resumo
O Trânsito Seguro constitui direito fundamental e, principalmente, dever de todos os participantes do fenômeno trânsito. Cada cidadão, como corresponsável pela segurança dos demais, precisa conhecer os efeitos que as bebidas alcoólicas exercem no organismo humano e respeitar o período de vedação imposto a todo aquele que ingeriu bebida e, após a fase de desintoxicação etílica, pretende conduzir veículo sem violar as normas de segurança, sabendo que a taxa de álcool no sangue (TAS) encontra-se em zero. A presente pesquisa buscou estabelecer o tempo necessário para que uma pessoa, que ingeriu determinada quantidade de bebida alcoólica, possa realizar a etiloxidação e, somente então, dirigir veículo com segurança nas vias terrestres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.