Notas para um estudo sobre a Unión de Cinematecas de América Latina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103442Palavras-chave:
Unión de cinematecas de América Latina, Nuevo cine latinoamericano, cinemateca, cinema na América LatinaResumo
O presente artigo visa lançar as bases para uma análise da formação da Unión de Cinematecas de América Latina (UCAL). Criada em 1965, a UCAL visa dar visibilidade e articulação às jovens cinematecas latino-americanas. Por sua vez, a segunda metade dos anos 1960 pode ser interpretada como a consolidação ideológica do Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), o que também põe em questão o papel de uma cinemateca em nosso subcontinente.
Downloads
Referências
AVELLAR, J. C. A ponte clandestina. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. 34/Edusp, 1995.
BEZERRA, L. [M. L. S. A. B. Lindner]. Políticas para a preservação audiovisual no Brasil (1995-2010) ou: “para que eles continuem vivos através de novos modos de vê-los”. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
BORDE, R. Les cinémathèques. Laussane: L’Âge d’homme, 1983.
BORDE, R.; BUACHE, F. La crise des cinémathèques… et du monde. Lausanne: L’Âge d’homme, 1997.
COELHO, M. F. C. A experiência brasileira na conservação de acervos audiovisuais: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
CORREA JÚNIOR, F. D. O cinema como instituição: a Federação Internacional de Arquivos de Filmes (1948-1960). Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, 2012.
_________. Sex, money, social climbing, fantastic!: a lógica cultural dos anos de chumbo do cone sul e a história das cinematecas (arquivos/museus de cinema). Cadernos CEDEM, Assis. vol 2, nº 1, 2011. pp. 27-47.
_________. A Cinemateca Brasileira: das luzes aos anos de chumbo. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
DEL VALLE DÁVILA, I. Cámaras en trance: el Nuevo Cine Latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental. Santiago: Cuarto Propio, 2014.
DIMITRIU, C. Cinemateca Uruguaya - entrevista con Manuel Martínez Carril. Journal of film preservation. Bruxelas, nº 79-80. abr., 2009. pp. 37-58.
Disponível em: <http://www.fiafnet.org/content/finFIAF_79%201%201.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2015.
DOMÍNGUEZ, C. M. 24 ilusiones por segundo: la historia de Cinemateca Uruguaya. Montevidéu: Cinemateca Uruguaya, 2013.
FLORES, S. El Nuevo Cine Latinoamericano y su dimensión continental: regionalismo e integración cinematográfica. Buenos Aires: Imago Mundi, 2013.
GALVÃO, M. R. E. Projeto Centro(s) Regional(is) de Preservação do Acervo Cinematográfico Latino-Americano. Tese (Livre-docência) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
GETINO, O.; VELLEGGIA, S. El cine de las historias de la revolución: aproximación a las teorías y prácticas del cine político en América Latina (1967-1977). Buenos Aires: Altamira, 2002.
LEÓN FRÍAS, I. El nuevo cine latinoamericano de los años sesenta: entre el mito político y la modernidad fílmica. Lima: Universidad de Lima, 2013.
QUENTAL, J. L. A. A preservação cinematográfica no Brasil e a construção de uma cinemateca na Belacap: a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010.
SALINAS MUÑOZ, C.; STANGE MARCUS, H. Historia del Cine Experimental en la Universidad de Chile: 1957-1973. Santiago: Uqbar, 2008.
SOUZA, C. R. A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO. Filmoteca de la UNAM 1960/1975. México: s.d.
VINCENOT, E. Historie du cinéma à Cuba, des origines à l’avènement de la révolution. Tese (Doutorado) – Universidade de Borgonha, Dijon, 2005. pp. 496-525.
VV.AA. Por un cine latinoamericano: Encuentro de cineastas latinoamericanos en solidariedad con el pueblo y los cineastas de Chile (Caracas, Septiembre de 1974). Caracas: Rocinante, 1974.
VV.AA. Por un cine latinoamericano – Volumen II: V Encuentro de cineastas latinoamericanos (Mérida, 1977). Caracas: Rocinante, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Fabián Núñez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.