Líbero Luxardo e a produção de cinejornais no Pará nas décadas de 1940 e 1950
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103445Palavras-chave:
Cinejornal, Líbero Luxardo, Cinema Paraense, Documentário, História do Cinema Brasileiro.Resumo
Este texto trata da produção de cinejornais realizada no Estado do Pará nas décadas de 1940 e 1950 pelo cineasta Líbero Luxardo, tendo como objetivo ampliar o conhecimento a respeito dessa produção, levando em conta que um percentual muito baixo de filmes sobreviveu até os dias de hoje e os dados a esse respeito são bastante restritos. Aborda suas características, os apoios que a viabilizaram, o circuito cinematográfico em que foi exibida, bem como sua periodicidade. Analisa Homenagem póstuma a Magalhães Barata, edição especial, que encerra o ciclo de cinejornais realizado em associação com o político Magalhães Barata, destacando sua construção, seu contexto de exibição e as implicações daí advindas.
Downloads
Referências
ARCHANGELO, R. “O bandeirante da tela: cenas políticas do adhemarismo em São Paulo (1947-1956)”. In: MORETTIN, E.; NAPOLITANO, M.; KORNIS, M. (orgs.). História e documentário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
______. “Histórias de um Brasil em suas notícias da semana”. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal (RN). Anais eletrônicos. Brasil: ANPUH, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/site/anaiscomplementares. Acesso em 11 ago 2015.
AUTRAN, A. “Líbero Luxardo e o cinema brasileiro”. In: Museu da Imagem e do Som do Pará (org.). Líbero Luxardo – 100 anos. Belém, 2008, p. 11-13.
ARAÚJO, L. C. de. “A produção regional brasileira: relações com experiências latino-americanas e com o modelo norte-americano”. In: DENNISON, S. (org.). World cinema: as novas cartografias do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2013 (Série de Estudos Socine), p. 91-103.
BERNARDET, J. C. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 1995.
FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 2001.
FIELDING, R. The march of time: 1935-1951. New York: Oxford University Press, 1978.
FONTES, E. J. O. “Cultura e política dos anos trinta no Brasil e as memórias do interventor do Pará, Magalhães Barata (1930 – 1935)”. Revista Estudos Políticos, Rio de Janeiro, n. 7, 2013/02.
GENNEP, A. v. Os ritos de passagem. S.l.: Kindle Ed., S/d. (edição original: Petrópolis: Vozes, 2012).
MARINHO, D. A. R. Museu da Imagem e do Som: lugar de memória e esquecimento. Monografia de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
MESQUITA, M. J. Líbero Luxardo, o cineasta da Amazônia. Monografia de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará, Belém, 1999.
Museu da Imagem e do Som do Pará (org.). Líbero Luxardo - 100 Anos. Belém, 2008.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.
PÓVOAS, G. “Observações sobre o cinejornal silencioso Atualidades Gaúchas, produzido por Leopoldis”. In: PAIVA, S.; SCHVARZMAN, S. (orgs.). Viagem ao cinema silencioso do Brasil. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011, p. 218-232.
RESIZ, K.; MILLAR, G. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
ROCQUE, C. A formação revolucionária do tenente Barata. Fundação Romulo Maiorana: Belém, 1983.
ROCQUE, C. Magalhães Barata, o homem, a lenda, o político. Vol. 1. Belém: SECULT/PA, 1999.
_____. Magalhães Barata, o homem, a lenda, o político. Vol. 2. Belém: SECULT/PA, 2006.
SOUZA, J. I. de M. “Trabalhando com cinejornais: relato de uma experiência”. In: CAPELATO, M. H. et al. (orgs.). História e cinema. São Paulo: Alameda, 2007, p. 117-133.
VERIANO, P. Cinema no tucupi. Belém: SECULT/PA, 1999.
VERIANO, P. Entrevista concedida a autora em 17/9/2013.
Referências Audiovisuais
AMAZÔNIA em foco 3 X 59. Líbero Luxardo, Brasil, 1959.
HOMENAGEM póstuma a Magalhães Barata. Líbero Luxardo, Brasil, 1959.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ana Lobato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.