O rosto e a voz como inscrições do sofrimento em dois road movies

Autores

  • Gustavo Souza da Silva Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.114479

Palavras-chave:

Filme de estrada, emoção, close-up, voz.

Resumo

The brown bunny (Vincent Gallo, 2003) e Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2010) são dois filmes de estrada com muitos pontos em comum: o principal deles é o estado de espírito de seus protagonistas, Bud Clay e José Renato, que sofrem pelo término de seus relacionamentos afetivos. Diante disso, este trabalho discute o enquadramento dos road movies na seara dos gêneros cinematográficos, para, a seguir, debater como os filmes inscrevem na imagem e no som o estado emocional de seus personagens. A hipótese é de que os close-ups no rosto de Clay e os relatos orais de José Renato funcionam como catalisadores das emoções dos protagonistas nesses dois filmes.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Souza da Silva, Universidade Paulista
    Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2011), mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2006) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE (2003). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista.

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Referências audiovisuais

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THE BROWN bunny. Vincent Gallo, Estados Unidos, 2003.

VIAJO porque preciso, volto porque te amo. Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Brasil, 2010.

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Publicado

12/21/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, G. S. da. (2016). O rosto e a voz como inscrições do sofrimento em dois road movies. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 69-84. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.114479