O rosto e a voz como inscrições do sofrimento em dois road movies
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.114479Parole chiave:
Filme de estrada, emoção, close-up, voz.Abstract
The brown bunny (Vincent Gallo, 2003) e Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2010) são dois filmes de estrada com muitos pontos em comum: o principal deles é o estado de espírito de seus protagonistas, Bud Clay e José Renato, que sofrem pelo término de seus relacionamentos afetivos. Diante disso, este trabalho discute o enquadramento dos road movies na seara dos gêneros cinematográficos, para, a seguir, debater como os filmes inscrevem na imagem e no som o estado emocional de seus personagens. A hipótese é de que os close-ups no rosto de Clay e os relatos orais de José Renato funcionam como catalisadores das emoções dos protagonistas nesses dois filmes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AUMONT, J. El rostro en el cine. Barcelona; Buenos Aires: Paidós, 1998.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BALÁZS, B. “A face do homem”. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
BARTHES, R. Mitologias. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2007.
BAZIN, A. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BORDEN, I. Drive: journeys through film, cities and landscapes. Londres: Reaktion Books, 2013.
CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto e Grafia, 2011.
CORRIGAN, T. Cinema without walls: movies and culture after Vietnam. New Brunswick: Rutgers University Press, 1991.
_______. O filme-ensaio. Desde Montaigne e depois de Marker. São Paulo: Papirus, 2015.
DIDI-HUBERMAN, G. Que emoção! Que emoção? Lisboa: KKYM, 2015.
EAGLETON, T; BEAUMONT, M. A tarefa do crítico: diálogos com Terry Eagleton. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
ELEFTHERIOTIS, D. Cinematic journeys: film and moviment. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.
FEATHERSTONE, M. “Automobilities: an introduction”. Theory, Culture & Society. Londres, vol. 21, n. 4-5, p. 1-24, 2004.
LADERMAN, D. Driving visions: exploring road movie. Austin: University of Texas Press, 2002.
MUNSTENBERG, H. “As emoções”. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
PAIVA, S. “Roteiros abertos em filmes de busca”. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais eletrônicos. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-2489-1.pdf. Acesso em 10 de dezembro de 2015.
PLANTINGA, C; SMITH, G. M. (orgs). Passionate views: film, cognition, and emotion. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.
PODALSKY, L. The politics of affect and emotion in contemporary latin american cinema: Argentina, Brasil, Cuba, and Mexico. Nova York: Palgrave Macmillan, 2011.
SHELLER, Mimi. Automotive emotions: feeling the car. Theory, Culture & Society. Londres, vol. 21, n. 4-5, p. 221-242, 2004.
Referências audiovisuais
SERTÃO de acrílico azul piscina. Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Brasil, 2004.
THE BROWN bunny. Vincent Gallo, Estados Unidos, 2003.
VIAJO porque preciso, volto porque te amo. Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Brasil, 2010.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Gustavo Souza da Silva
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.