Pedagogias do cinema: montagem

Autores

  • Cezar Migliorin Universidade Federal Fluminense
  • Elianne Ivo Barroso Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.115323

Palavras-chave:

cinema, montagem, educação, pedagogia

Resumo

Este artigo pretende aprofundar a pista lançada pelo crítico francês Serge Daney de que o cinema inventa uma pedagogia. Essa intuição, desenvolvida nos anos 1970, é retomada por diversos pensadores, na Europa e no Brasil. Esta pedagogia não trata o cinema como transmissor privilegiado, mas como inventor de formas de engajamento do espectador no compartilhamento sensível de ideias, conceitos, percepções de mundo e conhecimento. Esse artigo atravessa a história do cinema, se concentrando em cineastas e teóricos que nos possibilitam desenhar uma noção de pedagogia baseada na montagem cinematográfica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cezar Migliorin, Universidade Federal Fluminense
    Cezar Migliorin é professor do Departamento de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na UFF. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Salzburg na Áustria e na Universidade Louis Loumière - Lyon II, na França. Organizador do livro Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje (2010), autor do livro de ficção A menina (2014) e Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015) ? todos editados pela Ed. Azougue - e do livro Cartas sem resposta (2015), pela Ed. Autêntica. É co-editor da Revista Ciberlegenda e Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.
  • Elianne Ivo Barroso, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Recherches Cinématographiques et Audiovisuelles - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora adjunta IV e coordenadora do Labores - Laboratório de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, montagem audiovisual, efeitos especiais e produção audiovisual

Referências

AUMONT, J. Montage Eisenstein. Paris: Images Modernes, 2005.

BAZIN, A. O que é o cinema? São Paulo: Brasiliense, 1991.

BERGALA, A. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, Cinead-Lise-FE/UFRJ. 2008.

DELEUZE, G. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

__________. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.

__________. Cinéma/Image-mouvement. Aula 19.01.1982 – Disponível em http://www2.univ-paris8.fr/deleuze/rubrique.php3?id_rubrique=8. Acesso em: 2. dez. 2016.

DANEY, S. A rampa. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

___________. La recrudescence des vols des sacs à mains: cinéma, télévision et infor-mation. Paris: Aléas, 1991.

DIDI-HUBERMAN, G. Passés cités par JLG : l'œil de l’histoire #5. Paris: Éditions de Minuit, 2014.

DUARTE, R. Cinema & Educação: refletindo sobre cinema e educação. Coleção Temas & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

EISENSTEIN, S. A forma do Filme. Rio de Janeiro: Zahar. 1990.

___________ . O sentido do Filme. Rio de Janeiro: Zahar. 1990.

FAUCON, T. Penser et expérimenter le montage. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2009.

_________. Théorie du montage: énergies, forces et fluides. Paris: Armand Colin, 2013.

FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudan-tes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Pau-lo: Paz e Terra, 1996.

________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GODARD, J.-L. Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard. Tome 2: 1984-1998. ed. Alain Bergala. Paris: Cahiers du Cinéma, 1998.

________. “Montage mon beau souci”. Cahiers du Cinéma. Paris, n. 65, 1956.

LEANDRO, A. “Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem”. Comunicação & Edu-cação, v. 7, n. 21, 2007.

LEWIS, T. E. The aesthetics of education: theather, curiosity, and politics in the work of Jacques Rancière and Paulo Freire. New York: Bloomsbury, 2012.

METZ, C. “Image e pedagogie”. Communications, n. 1, v. 15, p. 162-168, 1970.

RANCIÈRE, J. Aiesthésis: scène du régime esthétique de l’art. Paris: Galilée, 2011. __________. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Ho-rizonte: Autêntica, 2005.

_________. Le destin des images. Paris: La Fabrique, 2003.

ROPARS-WUILLEUMIER, M. Le temps d'une pensée: du montage à l'esthétique pluri-elle. Presses Universitaires Vincennes, 2009.

SALLES GOMES, P. Encontros (Adilson Mendes org.) Rio de Janeiro: Azougue Edito-rial, 2014.

SIMONDON, G. “Réflexions préalables à une refonte de l’enseignement”. In. Sur la Te-chnique, 1953-1983. Paris: PUF, 2014.

VERTOV, D. Extrato do Abc dos Kinoks (1929). In: XAVIER, I. (org.) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1991, p. 263-266.

WHITEHEAD, A. Aims of education. Simon and Schuster, 1967.

Downloads

Publicado

12/21/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Migliorin, C., & Barroso, E. I. (2016). Pedagogias do cinema: montagem. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 15-28. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.115323