Por uma arqueologia crítica das imagens em Aby Warburg, André Malraux e Jean-Luc Godard
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.115616Palavras-chave:
Imagem, arqueologia crítica da história da arte, Aby Warburg, André Malraux, Jean-Luc Godard.Resumo
Este trabalho apresenta uma releitura da proposta de arqueologia crítica da história da arte formulada por Georges Didi-Huberman, para refletir sobre três distintas experiências de investigação de imagens conduzidas ao longo do século XX: o Atlas de Imagens Mnenosyne de Aby Warburg (1924-1929); o Museu Imaginário de André Malraux (1947-1953) e a série História(s) do Cinema de Jean-Luc Godard (1988-1998). O objetivo é compreender de que modo os procedimentos desenvolvidos por cada um deles, a partir de um certo entendimento das noções de tempo e montagem nas imagens, dialogam com a proposição de Didi-Huberman e constituem efetivamente um exercício de arqueologia crítica.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. “Aby Warburg e a ciência sem nome”. Revista Arte&Ensaios, n. 19, 2009, p. 132-143.
ALMEIDA, G. Ensaio, montagem e arqueologia crítica das imagens: um olhar à série História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/119180/000970238.pdf?sequence=1. Acesso em 08/10/2016.
BENJAMIN, W. “Desempacotando minha biblioteca”. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas, vol. II - Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2012.
______. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
______. Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2011.
______. “Cascas”. Serrote. Rio de Janeiro, n. 13, p. 99-133, mar. 2013a.
______. Remontages du temps subi - L'oeil de l'histoire, 2. Paris: Minuit, 2010.
______. “S’inquiéter devant chaque image (Entrevista concedida a Mathieu Potte-Bonneville e Pierre Zaoui)”. Vacarme, n. 37, 2006. Disponível em: http://www.vacarme.org/article1210.html Acesso em 22/05/2016.
GERVAISEAU, H. O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo. São Paulo: Alameda, 2012.
MALRAUX, A. Le musée imaginaire de la sculpture mondiale, vols. I-III. Paris: Gallimard/Galerie de la Pleiade, 1947-1954.
______. “Museum Without Walls”. In: MALRAUX, A. The Voices of Silence. St. Albans: Paladin, 1974, p. 13-128.
MICHAUD, P.-A.. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
OVIEDO, A. “Nota preliminar”. In: DIDI-HUBERMAN, G. Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2011.
SELIGMANN-SILVA, M. “A escritura da memória: mostrar palavras e narrar imagens”. Remate de Males - Revista do Departamento de Teoria Literária do IEL, UNICAMP, v. 26, n. 1, 2006, p. 31-45. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/view/3282. Acesso em 10/01/2015.
______. “Deletar arquivos, apagar o passado: ars oblivionalis, entre a necessidade e a resistência”. Cadernos AEL: Anistia e direitos humanos, UNICAMP/IFCH/AEL, v.13, n. 24/25, p. 97-117, 2008. Disponível em: http://segall.ifch.unicamp.br/publicacoes_ael/index.php/cadernos_ael/article/viewFile/39/46. Acesso em 10/01/2015.
WARBURG, A. Atlas Mnemosyne. Madri: Akal, 2010.
Referências audiovisuais
HISTÓRIA(S) do Cinema. Direção, roteiro e montagem: Jean-Luc Godard. França, 1988-1998, colorido, 268 minutos. Edição em DVD consultada: Midas Filmes, Portugal, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Gabriela Machado Ramos Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.