Cinema e circulações culturais em Salvador nos anos 1970
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.137355Palavras-chave:
curta-metragem, festivais, anos 1970, ditadura, Bahia.Resumo
“Cinema é mais que filme”: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978), de Izabel de Fátima Cruz Melo, joga luz sobre as circulações culturais que gravitavam esse evento cinematográfico em plena ditadura. O texto oferece uma vívida imagem das trocas e tensões desse circuito, desde o fomento à produção local curta-metragista, passando pela exibição de títulos de outras paragens, pelas mobilizações de classe e pelas divergências entre realizadores de distintas bitolas (35 mm, 16 mm, super-8), até chegar aos embates com a censura oficial. O descentramento do olhar é o grande saldo do livro, ao descortinar outros horizontes da história das práticas audiovisuais no Brasil.
Downloads
Referências
DE VALCK, M. Film festivals: from European geopolitics to global cinephilia. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2007.
ESPAGNE, M. “La notion de transfert culturel”. Revue Sciences/Lettres, Paris, n. 1, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/9Yr8cE>. Acesso em: 18 out. 2017.
FLÉCHET, A. et al. (Org.). Une histoire des festivals: XXe-XXIe siècle. Paris: Sorbonne, 2013.
GINZBURG, C. Investigando Piero: o batismo, o ciclo de Arezzo, a flagelação de Urbino. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
MELO, I. F. C. “Cinema é mais que filme”: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978). Salvador: Eduneb, 2016.
NAPOLITANO, M. 1964: história do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.
WILLIAMS, R. “Base e superestrutura na teoria cultural marxista”. Revista USP, São Paulo, n. 65, p. 210-224, mar./maio 2005. Disponível em: <https://goo.gl/JNZ8ky>. Acesso em: 18 out. 2017.
WONG, C. H.-Y. Film festivals: culture, people, and power on the global screen. New Brunswick: Rutgers University Press, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fernando Seliprandy
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.