Os esboços da nação guineense em Madina Boé (1968), de José Massip

Autores

  • Alexsandro de Sousa e Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141857

Palavras-chave:

Cuba, Guiné portuguesa, documentário, anticolonialismo

Resumo

O texto analisa aspectos históricos em torno do média-metragem Madina Boé (1968), dirigido por José Massip e financiado pelo Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficas e pela Organização de Solidariedade com os Povos da Ásia, África e América Latina. O documentário retrata a organização do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o ataque do grupo à base militar de Portugal em Madina, região do Boé, na então Guiné portuguesa (futura Guiné-Bissau). A obra fílmica, acreditamos, expressa distintas enunciações que apontam para a independência da Guiné e legitima as ações armadas do PAIGC e de seu líder, Amílcar Cabral.

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Biografia do Autor

  • Alexsandro de Sousa e Silva, Universidade de São Paulo
    Bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (2011). Mestre em História Social pela mesma instituição (2015). Doutorando pelo mesmo programa de pós-graduação. Pesquisador das relações entre cinema e história na América Latina e das conexões políticas e culturais do subcontinente com a África.

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Publicado

07/04/2018

Como Citar

Silva, A. de S. e. (2018). Os esboços da nação guineense em Madina Boé (1968), de José Massip. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(50), 102-122. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141857