Cine Documental y Genocidio: hacia un abordaje integral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.144075Palavras-chave:
cine documental, genocidio, motivos, funcionesResumo
Concepto acuñado por Raphel Lemkin en 1944, al genocidio se lo considera el crimen de los crímenes, en esa dirección, el cine documental ha ocupado un rol preponderante para conocer y testimoniar sobre los diversos casos. Este trabajo es un avance de una investigación mayor y se propone introducir una perspectiva multidisciplinaria que recoja y ponga en diálogo los principales aportes de los estudios sobre genocidio y los estudios sobre cine documental. Se propone así generar una sistematización de los diversos abordajes para los diferentes casos con el objetivo de pensar motivos recurrentes en la representación de estos y funciones retóricas-estéticas de los documentales sobre genocidios.Downloads
Referências
ABRAHAM, N., y TOROK, M. La corteza y el núcleo. Buenos Aires: Amorrortu, 2005.
ALVAREZ, A. Governments, Citizens, and Genocide. Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press, 2001.
BRUZZI, S. New Documentary. Abingdon: Routledge, 2006.
COWIE, E. Recording Reality, Desiring the Real. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.
FEIERSTEIN, D. El genocidio como práctica social. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.
FRIEDMAN, J. y HEWITT, W. The History of Genocide in Cinema: Atrocities on Screen. New York: I.B.Tauris, 2017.
HIRSCH, M. The Generation of Postmemory. New York: Columbia University Press, 2012.
MOSES, A. D. “The Holocaust and Genocide”, in STONE, D. (Ed.). The Historiography of the Holocaust. New York: Palgrave Macmillan, 2004, p. 533-555.
NICHOLS, B. La representación de la realidad. Barcelona: Paidós, 1997.
NICHOLS, B. Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press, 2001.
NICHOLS, B. “El documental performativo" in Postverité. Murcia: Centro Párraga, 2003, p. 197-221.
PLANTINGA, C. Rhetoric and Representation in Nonfiction Film. New York: Cambridge University Press, 1997.
POWELL, CH. Barbaric Civilization. A Critical Sociology of Genocide. Montreal: McGill-Queen's University Press, 2011.
RENOV, M. “Toward a Poetics of Documentary”, in RENOV, M. (Ed.). Theorizing Documentary. New York: Routledge, 1993, p. 12-36.
RICOEUR, P. Texto, testimonio y narración. Santiago: Editorial Andrés Bello, 1983.
ROUSSO, H. The Haunting Past: History, Memory, and Justice in Contemporary France. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2002.
TORCHIN, L. “Since We Forgot: Remembrance and Recognition of The Armenian Genocide in Virtual Archives”, in GUERIN, F.y HALLAS, R. (Eds.). The Image and The Witness. Trauma, Memory and Visual Culture. London & New York: Wallflower Press, 2003, p. 82-97.
TORCHIN, L. Creating the Witness: Documenting Genocide on Film, Video, and the Internet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012.
WILSON, K. y CROWDER-TARABORRELLI, T. Film & Genocide. Madison: The University of Wisconsin Press, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lior Zylberman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.