As máquinas e seus batimentos vitais: por um cinema lato sensu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.182941Palavras-chave:
Béla Tarr, Gilbert Simondon, Fotografia cinematográficaResumo
A partir das leituras que Arlindo Machado faz de Gilbert Simondon, ainda nos anos de 1990, revisitamos este autor para explorar seu pensamento sobre a imaginação, a invenção e a complexa rede de relações entre máquinas e humanos, numa reflexão sobre a prática da fotografia cinematográfica e suas imagens.
Downloads
Referências
BARTHÉLÉMY, Jean-Hugues. "Fifty Key Terms in the Works of Gilbert Simondon", in: Simondon, Gilbert. Being and Technology. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.
KELEMEN, Fred. "The Thinking Image: Fred Kelemen on Béla Tarr and The Turin Horse". Cinema Scope, n. 46, 2011.
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MACHADO, Arlindo. “Repensando Flusser e as imagens técnicas”. Ensaio apresentado em Arte en la Era Electrónica - Perspectivas de una nueva estética. Barcelona: Centre de Cultura Contemporania de Barcelona, de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 1997.
MELLO, Lídia. Do cinema de Béla Tarr. Belo Horizonte: Ramalhete, 2019.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o Espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
SIMONDON, Gilbert. Du mode d'existence de objects tecchiniques. Paris: Aubier, 1989.
SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Prometeo, 2007.
SIMONDON, Gilbert. Curso sobre la percepción. Buenos Aires: Cactus, 2012.
SIMONDON, Gilbert. Imaginación e invención. Buenos Aires: Cactus, 2013.
SIMONDON, Gilbert. Sur la technique. Paris: Press Universitaires de France, 2014.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro : Graal, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andréa C. Scansani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.