Desmistificações da fotografia: Machado, Wolf e o fotógrafo-montador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.183208

Palabras clave:

teoría de la fotografía; fotografía contemporánea; hibridación; Montaje; Michael Wolf.

Resumen

Neste artigo, discutiremos as contribuições de Arlindo Machado para uma nova compreensão não só do ato fotográfico, mas do próprio estatuto do fotógrafo na contemporaneidade. Para tal, relacionaremos a obra Street View, do fotógrafo alemão Michael Wolf, com reflexões filosóficas sobre a fotografia desenvolvidas por Flusser, Benjamin e Didi-Huberman em diálogo com Machado. Para este autor, a noção histórica da fotografia está se expandindo e, nessa conjuntura, o lugar do fotógrafo também se transforma. Assim, sugerimos como hipótese que o fotógrafo aparece menos como um “caçador de imagens” e mais como um arqueólogo ou um montador, uma espécie de crítico-colecionador trabalhando a partir de fragmentos, retalhos, sobras de sonhos e imagens.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Osmar Gonçalves dos Reis Filho, Universidade Federal do Ceará

    Osmar Gonçalves é doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Alemanha), financiada pelo DAAD/Capes. Realizou pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2015), com bolsa Capes. Atualmente, é Professor Associado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É Diretor Científico da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) e líder do IMAGO - Laboratório de Estudos de Estética e Imagem. Coordena o projeto de pesquisa Do visível ao inapresentável: apontamentos sobre a fotografia latino-americana contemporânea, financiado pelo CNPq (Edital Universal - MCTI/CNPQ Nº 01/2016). Tem cooperações acadêmicas com pesquisadores do Laboratoire International de Recherches en Arts da Sorbonne Nouvelle (França), da Ruhr-Universität Bochum (Alemanha), da UFRJ, da UnB, da USP, da Unicamp e da UFPE. Foi Coordenador do GT Comunicação, Artes e Tecnologias da Imagem da Compós entre 2018 e 2019, do ST Interseções Cinema e Arte da Socine entre 2016 e 2019, e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC entre 2017 e 2019. Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Casa das Musas, 2013). Realiza ainda atividades como parecerista/consultor para CAPES, CNPq e para diversas revistas nacionais e internacionais na área de Comunicação, Fotografia, Cinema e Artes.

  • Fabio Henrique Ciquini, Faculdade Casper Líbero

    Doctorado por el Programa de Posgrado en Comunicación y Semiótica de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo. Se desempeña como docente en los cursos de Periodismo y Publicidad y Propaganda en la Faculdade Cásper Líbero y Fapcom. Investigador vinculado al CISC-PUCSP (Centro Interdisciplinario de Semiótica de la Cultura y los Medios) y al Archivo Vilém Flusser São Paulo.

     

Referencias

BENJAMIN, W. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, W. “Pequena história da fotografia”. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 91-107.

BARTHES, R. A câmera clara. Tradução de Júlio Castañon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BELLOUR, R. L’entre-images. Paris: La Différence, 1990.

BELLOUR, R. et al. Passages de l’image. Paris: Georges Pompidou, 1990.

CHIODETTO, E. “Editor de Mundos”. Associação Cultural VideoBrasil, São Paulo, 2009. Disponível em: http://site.videobrasil.org.br/dossier/textos/1033186/1033205. Acesso em: 10 fev. 2021.

CHIODETTO, E. (org.). Geração 00: a nova fotografia brasileira. São Paulo: Sesc Edições, 2013.

DELEUZE, G. Francis Bacon: a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2015.

DIDI-HUBERMAN, G.; GISINGER, A. “Compreender por meio da fotografia”. Zum Revista de Fotografia, São Paulo, n. 13, p. 86-103, 2017.

DYER, G. “Como fotografar a rua sem sair de casa”. Zum Revista de Fotografia, São Paulo, n. 1, p. 106-119, 2011.

FERRARA, L. Comunicação, espaço, cultura. São Paulo: Annablume, 2008.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

FLUSSER, V. Ins Universum der technischen Bilder. Göttingen: European Photography, 1985.

FLUSSER, V. Los gestos, fenomenologia y comunicación. Barcelona: Herder, 1994.

FLUSSER, V. We shall survive in the memory of others. Köln: Verlag der Buchhandlung Walther König, 2010.

FLUSSER, V. Natural: mente – vários acessos ao significado de Natureza. São Paulo: Annablume, 2011.

FLUSSER, V. “A consumidora consumida”. Comentário, Rio de Janeiro, v. 13, n. 51, p. 35-46, 1972.

FONTCUBERTA, J. La fúria de las imágenes: notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galáxia Gutenberg, 2016.

LEÃO, L. A estética do labirinto. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2002.

MACHADO, A. “Fotografia em mutação”. Nicolau, Curitiba, n. 49, p. 14-15, 1993.

MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1996.

MACHADO, A. “A fotografia como expressão do conceito”. Studium, Campinas, n. 2, p. 5-23, 2000.

MACHADO, A. “Repensando Flusser e as imagens técnicas”. Interlab: Labirintos, 2002.

MACHADO, A. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2005.

MACHADO, A. O sujeito na tela. Modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.

MACHADO, A. “Waldemar Cordeiro: o brasileiro precursor da arte mediada por computadores”. Revista ECO-Pós, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 27-35, 2015a.

MACHADO, A. A ilusão especular uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015b.

MOHOLY-NAGY, L. Vision in motion. Chicago: Paul Theobald, 1947.

MOHOLY-NAGY, L. “Photography in the advertisement”. In: PHILLIPS, C. (org.). Photography in the modern era: european and critical writings, 1913-1940. New York: The Metropolitan Museum of Art/Aperture, 1989.

MONTEJO NAVAS, A. M. Fotografia & poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu, 2017.

PERSICHETTI, S. Imagens da fotografia brasileira 2. São Paulo: Editora Senac, 2000.

POIVERT, M. La photographie contemporanie. Paris: Flammarion, 2010.

ROUILLÉ, Andre. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SONTAG, S. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WOLF, M. ASOUE (a series of unfortunate events). Köln: Wanderer Books, 2012.

Referências audiovisuais

BLOW up (Depois daquele beijo). Michelangelo Antonioni, Inglaterra, 1966.

PEEPING. Willem Aerts, Holanda, 2012.

REAR window (Janela indiscreta). Alfred Hitchcock, Estados Unidos, 1954.

Publicado

2021-07-18

Cómo citar

Desmistificações da fotografia: Machado, Wolf e o fotógrafo-montador. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(56), 113-132. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.183208