Imagens de mães: uma tomada da máquina de esperar lissovskiana por mulheres fotógrafas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.225299

Palavras-chave:

fotografia, maternidades, Mauricio Lissovsky, Nan Goldin, Rineke Dijkstra

Resumo

Com as imagens de Rineke Dijkstra e Nan Goldin, retomamos, estética e politicamente, a noção de máquina de esperar de Mauricio Lissovsky, observando as relações entre a espera das fotógrafas e das mulheres retratadas em suas maternidades. A ideia é abordar, por meio das obras Recém-mãe, de 1994, e Daqui à maternidade, do período de 1986 a 2000, o modo como, ao retratarem a experiência materna, elas impregnam a imagem com a sua qualidade e restabelecem o poder de indeterminação da máquina lissovskiana face a uma antimáquina de expectação feminina.

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Biografia do Autor

  • Roberta Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Doutora do Curso de Comunicação e da linha Pragmáticas da Imagem do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG), coordenadora do grupo de pesquisa Poéticas Femininas, Políticas Feministas (CNPq) e membra do Comitê Científico da SOCINE.

  • Juliana Salles de Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-doutoranda na linha de pesquisa Pragmáticas da Imagem do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

10/18/2024

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Veiga, R., & Siqueira, J. S. de. (2024). Imagens de mães: uma tomada da máquina de esperar lissovskiana por mulheres fotógrafas. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 51, 1-22. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.225299