Imagens de mães: uma tomada da máquina de esperar lissovskiana por mulheres fotógrafas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.225299Palavras-chave:
fotografia, maternidades, Mauricio Lissovsky, Nan Goldin, Rineke DijkstraResumo
Com as imagens de Rineke Dijkstra e Nan Goldin, retomamos, estética e politicamente, a noção de máquina de esperar de Mauricio Lissovsky, observando as relações entre a espera das fotógrafas e das mulheres retratadas em suas maternidades. A ideia é abordar, por meio das obras Recém-mãe, de 1994, e Daqui à maternidade, do período de 1986 a 2000, o modo como, ao retratarem a experiência materna, elas impregnam a imagem com a sua qualidade e restabelecem o poder de indeterminação da máquina lissovskiana face a uma antimáquina de expectação feminina.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.
BENJAMIN, W. “Sobre o conceito de história”. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-234.
BLESSING, J.; PHILIPS, S. S. (orgs.). Rineke Dijkstra: a retrospective. New York: Guggenheim Museum, 2012.
COLI, J. “Exposição, ocultação, contemplação: o olhar e o sexo feminino”. Revista de História da Arte e da Cultura, São Paulo, n. 16, 2011.
CUNHA, G. B. Rineke Dijkstra: formas do comum e do inespecífico. 2023. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2023.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante do Tempo: História da Arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2009.
CRARY, J. Suspensions of Perception: Attention, Spectacle, and Modern Culture. Cambridge: MIT Press, 2001.
FAVRET-SAADA, J. “Ser afetado”. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 13, p. 155-161, 2005.
FEDERICI, S. Calibã e a Bruxa – mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
FEDERICI, S. “O capitalismo ameaça a nossa reprodução, envenenando o solo, as águas”. [Entrevista cedida a]. Susana de Castro. Le monde diplomatique, São Paulo, 2022. Disponível em https://diplomatique.org.br/o-capitalismo-ameaca-anossa-reproducao-envenenando-o-solo-as-aguas/. Acesso em: 2 jan. 2024.
FIRESTONE, S. A dialética do sexo: um estudo da revolução feminista. Rio de Janeiro: Editorial Labor, 1976.
FOSTER, H. The return of the real. New York: MIT Press, 1996.
GABRIEL, A. B. Materialidade, maternidade e outras matrizes. 2022. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2022.
GOLDIN, N. The Ballad of Sexual Dependency. New York: Aperture Foundation, 1986.
HAN, B. C. Agonia do Eros. Petrópolis: Vozes, 2017.
IRIGARAY, L. Je, tu, nous: toward a culture of difference. London: Routledge, 1993.
IRIGARAY, L. “A questão do outro”. Labrys, Estudos Feministas, n. 1-2, 2002.
JAGUARIBE, B. “Realismo sujo e experiência autobiográfica” In: Bruno, F.; FATORELLI, A. Limiares da imagem: Tecnologia e Estética na Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 109-138.
LISSOVSKY, M. A máquina de esperar. In: GONDAR, J.; BARRENECHEA, M. A. (orgs.). Memória e Espaço: trilhas do contemporâneo. Rio de Janeiro: Publicadora, 2003. p. 15-23.
LISSOVSKY, M. A máquina de esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
LISSOVSKY, M. Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro. Revista da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, São Paulo, n. 23, p. 4-15, 2011.
LISSOVSKY, M. O Elo perdido da Fotografia. Laika, São Paulo, v. 1, p. 1-17, 2012.
LISSOVSKY, M.; MARTINS, J. “A fotografia e seus duplos: um quadro na parede”. História, Ciências, Saúde − Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1363-1375, 2013.
LORDE, A. Irmã Outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SIQUEIRA, J. S. Conjurar imagens, interrogá-las: a prática fotodocumentária de Nan Goldin como poética de montagem. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
VASSELEU, C. Textures of light: vision and touch in Irigaray, Levinas and Merleau-Ponty. New York, London: Routledge, 2002.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberta Veiga, Juliana Salles de Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.