Códigos de linguagem no discurso sobre o cinema
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.65612Palavras-chave:
Comunicação, Linguagem, Semiótica, Cinema, Estética, Tecnologia.Resumo
Este trabalho consiste em um estudo sobre os códigos da linguagem cinematográfica a partir de seus significados estético, psicológico e sociológico. Adotam-se como pontos de vista teóricos a divisão tricotômica dos signos proposta por Charles S. Peirce, a revisão crítica da Teoria da Imagem, a descrição de Walter Benjamin sobre a natureza política inerente aos processos técnicos de produção fílmica e a hipótese de que as respostas às questões apontadas pela análise do cinema, realizada por Christian Metz, dependem da solução de problemas lógicos da construção de classes de significação dentro da semiótica. O método utilizado é tanto o bibliográfico quanto aquele baseado em análise de filmografia selecionada. O trabalho procura explicitar a nova classe de signos e de representações que a linguagem digital do cinema deverá produzir no futuro próximo.
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Copyright (c) 2005 Rosemari Fagás Viégas, Paulo Sérgio Marchelli
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