Guerra Fria e liberdades civis, ontem e hoje, em Ponte dos Espiões
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147837Palabras clave:
Spielberg, história, Guerra Fria, liberdades civis, espionagemResumen
Procuramos expor como Steven Spielberg, cineasta de apelo popular, com uma filmografia repleta de filmes históricos, aborda a Guerra Fria em Ponte dos Espiões (2015) e como o diretor associa aquele período à defesa das liberdades civis. Selecionamos alguns trechos do filme e buscamos indicar cinematograficamente – na composição dos planos, movimentos de câmera, iluminação, cores e pelo olhar dos personagens – as formas visuais construídas pelo cineasta para um acontecimento histórico que levou um advogado a defender um espião soviético em 1957. Também conectamos o filme ao momento em que foi lançado, de hostilidades entre Estados Unidos e Rússia.
Descargas
Referencias
BORDWELL, D. Narration in fiction film. Madison: The University of Wisconsin Press, 1985.
BORDWELL, D. THOMPSON, Kristin. Film history: an introduction. 2nd edition. Mc Graw Hill (2003).
DICK, B. F. The screen is red: Hollywood, communism, and the Cold War. Jackson: University Press of Mississippi, 2016.
FONER, E. Give me Liberty! An American History. New York: W. W. Norton, 2011.
GADDIS, J. L. The Cold War: a new story. New York: Penguin Books, 2005.
HOBERMAN, J. An army of phantoms: American movies and the making of the Cold War. New York: The New Press, 2011.
HOBSBAWM, E. A era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
JOHNSON, T. “‘Shocking’ way movie mirrors current politics (listen)”. Variety, Los Angeles, 19 out. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2FSsUOZ. Acesso em: 14 jun. 2018.
LANDON, P. “The Cold War”. In: ROLLINS, P. The Columbia Companion to American History on film: how the movies have portrayed the American past. New York: Columbia University Press, 2003.
LEDBETTER, J. Bridge of spies: Steven Spielberg’s dreary tale of optimism. Film Inquiry, [s. l.], 23 out. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2FMKx11. Acesso em: 11 jun. 2018.
LEVERING, R. B. The Cold War: a post-Cold War history. Chichester: Wiley Blackwell, 2016.
MUNHOZ, S. “Guerra Fria: um debate interpretativo”. In: SILVA, F. C. T. (org.). O Século Sombrio: uma História geral do século XX. São Paulo: Editora Campos, 2004. p. 261-268.
O´DONNEL, V. “Science fiction films and Cold War anxiety”. In: LEV, P. History of American cinema: The fifties: transforming the Screen 1950-1959. Berkeley: University of California Press, 2003.
ROSENSTONE, R. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
SBARDELATTI, J. J. Edgar Hoover goes to the movies: the FBI and the origins of Hollywood’s Cold War. Ithaca: Cornell University Press, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Fábio Luciano Francener Pinheiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.