Ética e política do instante: um tributo a Maurício Lissovsky
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.218208Palabras clave:
Redención, Fotografía, Biopolítica, HistoriaResumen
Em 2010, Maurício Lissovsky ministrou um curso de Pós-Graduação denominado “O método da redenção”. A partir de anotações e leituras sugeridas nesse curso, questiona-se a possibilidade de pensar uma ética e uma política do “instante” – termo frequentemente utilizado nas aulas para se referir à apreensão messiânica de uma temporalidade singular: o agora saturado de tensões. Para se chegar ao problema, utilizou-se o método da individuação do elemento filosófico (Entwicklungsfähigkeit) sobre o conjunto discursivo que compôs o referido curso. Conclui-se com o questionamento acerca do valor da proposição de Lissovsky frente à exigência de uma ética e uma política para os tempos atuais.
Descargas
Referencias
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
AGAMBEN, G. Profanações. Tradução: Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas vol. 1: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Paulo Sérgio Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
LISSOVSKY, M. Signo: tigre. Ascendente: lontra. História, fotografia e adivinhação em Walter Benjamin. O percevejo, Rio de Janeiro, n. 6, p. 92-106, 1995.
LISSOVSKY, M. “A máquina de esperar”. In: GONDAR, J.; BARRENECHEA, M. A. (org.). Memória e espaço: trilhas do contemporâneo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003. p. 15-23.
LISSOVSKY, M. Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro. FACOM, São Paulo, n. 23, p. 4-15, 2011.
LOWY, M. “Walter Benjamin, um crítico da civilização”. In: BENJAMIN, W. O capitalismo como religião. Tradução: Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 13-49.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eduardo Yuji Yamamoto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.