Interpretações sobre o Japão mediadas pelo reality show Ainori Love Van
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.165175Parole chiave:
Reality shows, Imperialismo, Soft power, Taiwan, JapãoAbstract
O artigo discute a instrumentalização do soft power japonês através dos discursos veiculados sobre o Japão e seu relacionamento com os países vizinhos encontrados no reality show Ainori Love Van: Asian Journey (2017-2019), disponível na Netflix. Para tanto, damos enfoque ao caso de Taiwan, um dos destinos turísticos visitados pelos participantes da primeira temporada do referido programa. Os resultados da pesquisa apontam que o programa tenta desconstruir a memória negativa associada ao imperialismo japonês, iniciado no século XX, na medida em que reforça a ideia amplamente difundida de que o Japão é cool.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBUQUERQUE, A.; CORTEZ, K. “Cultura pop e política na nova ordem global: lições do extremo oriente”. In: CARREIRO, R.; FERRARAZ, R.; SÁ, S. (org). Cultura Pop. Salvador, BA: Edufba, 2015. p. 247-267.
ANG, I. “The cultural intimacy of TV drama”. In: IWABUCHI, K (org.). Feeling asian modernities: transitional consumption of TV dramas. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2004. p. 303-310.
ANG, I.; ISAR, R. Y.; MAR, P. “Cultural diplomacy: beyond the national interest?”. International Journal of Cultural Policy, Abingdon, v. 21, n. 4, p. 365–381, 2015.
ARAUJO, M. “Além do animê: reality TV e o soft power japonês”. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 22, n. 2, p. 103-113, 2020.
ARAUJO, M.; OLIVEIRA, A. “Construindo o amanhã: o pop japonês como recurso de soft power para a imagem do Japão nas olimpíadas de 2021”. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, 2020. No prelo.
HUANG, S. “Nation-Branding and transnational consumption: Japan-mania and the Korean Wave in Taiwan”. Media, Culture & Society, v. 33, n. 1, 2011.
HUNG, H. “A ascensão da China, a Ásia e o Sul global”. Revista de economia contemporânea, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, 2018. p. 1-26.
HUFFMAN, J. Japan and Imperialism (1853-1945). Michigan: Association for Asian Studies Publisher, 2010.
ISHII, K.; SU, H.; WATANABE, S. “Japanese and US programs in Taiwan: new patterns in taiwanese television”. Journal of Broadcasting & Electronic Media, London, v. 43, n. 3, 1999. p. 416-431.
IWABUCHI, K. Recentering globalization. North Carolina: Duke University Press, 2002.
IWABUCHI, K. “Cultural globalization and asian media connections”. In: Feeling Asian Modernities. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2004. p. 1-22.
IWABUCHI, K. “Pop-culture diplomacy in Japan: soft-power, nation branding and the question of ‘international cultural exchange’”. International Journal of Cultural Policy, Abingdon, v. 21, n. 4, p. 419-432, 2015.
JOO, J. “Transnationalization of korean popular culture and the rise of “pop nationalism” in Korea”. The Journal of Popular Culture, Hoboken, v. 44, n. 3, 2011. p. 489-504.
MATSUDA, H. “Japanese “new imperial history” in comparative perspective the cases of okinawan and taiwanese migrations”. Journal of History for the Public, Viena, v. 13, 2016.
MILLER, L. “Taking girls seriously in ‘cool Japan’ ideology”. In: HEINE, S. (ed.). Japan studies review. Florida: Florida International University, p. 97-106, 2011.
NYE, J. Soft power: the means to success in world politics. New York: Public Affairs, 2005.
ORTIZ, R. O próximo e o distante: Japão e modernidade-mundo. São Paulo: Brasiliense, 2000.
OTMAZGIN, N. “Popular culture and regionalization in east and southeast Asia”. In: OTMAZGIN, N.; BEN-ARI, E. (org.). Popular Culture Co-Productions and Collaborations in East and Southeast Asia, 2007. Kyoto: NUS Press, p. 499-523.
OTMAZGIN, N. “Geopolitics and soft power: Japan’s cultural policy and cultural diplomacy in Asia”. Asia-Pacific Review, Abingdon, v. 19, n. 1, 2012. p. 37-61.
STRAUBHAAR, J. “Beyond media imperialism: asymmetrical interdependence and cultural proximity”. Critical Studies in Mass Communication, Abingdon, v. 8, n. 1, 1991. p. 39-59.
SUZUKI, K. The State and racialization: the case of koreans in Japan. San Diego: The Center for Comparative Immigration Studies (CCIS): University of California, 2003.
YAMATO, E. “Construction of discursive fandom and structural fandom through anime comics and game fan conventions in Malaysia”. European Journal of Cultural Studies, Newbury park, v. 21, n. 4, 2016. p. 1-17.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Mayara Araujo, Krystal Urbano
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.