Ao vivo do ciberespaço:

ou, estava sentado em frente ao computador e esse cara apareceu e pensou que eu era um robô

Autori

  • Jair Molina Jr. PPGMPA ECA USP
  • Philip Auslander

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221599

Parole chiave:

ao vivo, tempo real, live, performance, tecnologia digital, inteligência artificial, chatbots

Abstract

A popularização da palavra inglesa live recentemente para simbolizar a produção de conteúdos audiovisuais ao vivo para a internet tem nesse artigo uma apresentação de seu percurso histórico, desde o advento desta palavra publicada em dicionário inglês pela primeira vez em 1934, à contextualização atual das implicações do ao vivo nas manifestações mais recentes de uma tecnologia digital em particular: os softwares de conversação, conhecidos por chatbots. Por esse motivo, apresentamos esta tradução para o português do ensaio Live from cyberspace, de Philip Auslander, que aborda as implicações destes softwares de conversação para a compreensão da performance ao vivo e a crise em torno do estado do ao vivo em relação às tecnologias digitais como uma discussão ontológica sobre quem a performa.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Jair Molina Jr., PPGMPA ECA USP

    Realizador audiovisual e professor no Instituto Federal de Brasília. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Pesquisador do Laboratório de Artes, Mídias e Tecnologias Digitais (LabArteMídia). Autor dos livros Os Bandidos e Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!! (2019) e Cinema ao Vivo e Experiências Audiovisuais em Tempo Real (2024).

Riferimenti bibliografici

ATTALI, J. Noise: The Political Economy of Music. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985.

AUSLANDER, P. Liveness: Performance in a Mediatized Culture. London, New York: Routledge, 1999.

BLAU, H. Blooded Thought: Occasions of Theatre. New York: Performing Arts Journal Publications, 1982.

LEONARD, A. Bots: The Origin of New Species. San Francisco: Hardwired, 1997.

PHELAN, P. Mourning Sex: Performing Public Memories. London: Routledge, 1997.

AUSLANDER, P. “Live from cyberspace: or, I was sitting at my computer this guy appeared he thought I was a bot”. PAJ: A Journal of Performance and Art, Cambridge, v. 24, n. 1, p. 16-21, 2002. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3246456. Acesso em: 25 jan. 2024.

Pubblicato

2024-07-19

Fascicolo

Sezione

Traduções

Come citare

Ao vivo do ciberespaço:: ou, estava sentado em frente ao computador e esse cara apareceu e pensou que eu era um robô. (2024). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 51, 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221599