De dia Deng Xiaoping, de noite Deng Lijun: música e memória em Plataforma
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.96619Parole chiave:
Cinema Chinês, Música Pop, Intermidialidade, Autoria.Abstract
Este artigo é dedicado à relação intermidiática entre o cinema e a música pop em mandarim no filme Plataforma (Zhantai, 2000) do cineasta chinês Jia Zhang-ke. Um dos principais diretores do cinema mundial contemporâneo, Jia é considerado o maior expoente da Sexta Geração do cinema chinês, também conhecida como a “geração urbana” por seu enfoque na vida e na paisagem das cidades em constante mutação da China atual. As diversas canções que pontuam o filme, que traça um panorama das transformações ocorridas no país durante a década de 1980 a partir da história de uma trupe de artistas itinerantes, são por um lado fragmentos da memória individual e autoral de Jia, transformados em peças importantes no seu empenho de reconstrução de uma memória coletiva através do cinema. Por outro lado, e para além de seu valor memorial, o impacto dessas canções nos anos 1980 e 1990 na China continental está relacionado, em grande medida, ao seu caráter de novidade, tanto por virem do exterior (principalmente de Hong Kong e Taiwan) quanto por empregarem a enunciação na primeira pessoa do singular, algo ausente nas canções revolucionárias chinesas ubíquas até então. Assim, a hipótese a ser explorada é de que a inclusão de canções pop em Plataforma se manifesta como uma marca autoral complexa relacionada à emergência e valorização do indivíduo no panorama das recentes mudanças econômicas e sociais da China continental.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BERRY, Michael. Xiao Wu/Platform/Unknown Pleasures: Jia Zhangke’s ‘Hometown Trilogy’. London: Palgrave Macmillan on behalf of the BFI, 2009.
BROGGI, Laura. “Atlas of Emotion: Intervista a Giuliana Bruno”, Aria, n° 1, 2005, p. 14-29.
HUANG, Ginger. “30 Years of Music – How it Changed”. China Daily – European Weekly, 21-27 de setembro de 2012, p. 27. Disponível em http://europe.chinadaily.com.cn/epaper/2012-09/20/content_15771040.htm. Acessado em 28 de maio de 2014.
JIA, Zhangke. “Director’s Statement”, in Platform DVD, Artificial Eye, 2000.
____________. Jia Xiang 1996-2008. Beijing: Peking University Press, 2009.
MA, Jean. Melancholy Drift: Marking Time in Chinese Cinema. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2010.
McGRATH, Jason. “The Independent Cinema of Jia Zhangke: Fom Postsocialist Realism to a Transnational Aesthetic”. In ZHANG, Zhen (org.). The Urban Generation: Chinese Cinema and Society at the Turn of the Twenty-first Century. Durham and Londres: Duke University Press, 2007.
MELLO, Cecilia, “Jia Zhangke’s Cinema and Chinese Garden Architecture.” In Lúcia Nagib e Anne Jerslev (orgs), Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film. London: I.B. Tauris, 2014, p. 183-202.
PEDROLETTI, Brice. “Han Han: la Chine et moi: Ecrivain, pilote de course, il est le blogueur le plus lu au monde. Il incarne le nouveau rêve chinois: l’accomplissement individuel”. Le Monde – Culture & Idées. Cahier du “Monde” n° 21055, 29 de setembro de 2012, p. 1. Disponível em http://www.lemonde.fr/culture/article/2012/09/27/han-han-la-chine-et-moi_1766962_3246.html. Acessado em 28 de maio de 2014.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Cecília Mello
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.