O mundo habitado por imagens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.193418Palavras-chave:
Redes sociais, Vigilância, Política, Artes visuais, ContemporâneoResumo
Em seu livro Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera, a pesquisadora Giselle Beiguelman alia conhecimento teórico e análise de obras de artes e intervenções ativistas para apontar uma mudança no regime de visibilidade das imagens no contemporâneo. Mostrando como vigilância e controle dos dados oferecidos pelos usuários na internet criam um novo modo de existência e interação, o trabalho de Beiguelman pinta um quadro do presente em diálogo com o pensamento de Foucault e as pesquisas sobre os modos de ver na modernidade de Jonathan Crary, indicando caminhos e propostas de atuação artística e política diante da sociabilidade de imagens feitas para não serem vistas.
Downloads
Referências
BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu, 2021.
BERARDI, F. Depois do futuro. São Paulo: Ubu, 2019.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SLAVOJ Zizek – The Handmaid’s Tale. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal The Radical Revolution. Disponível em: https://bit.ly/3HHuXSZ. Acesso em: 6 dez. 2021.
Referências audiovisuais
TERMINATOR 2: judgment day (O exterminador do futuro 2: O julgamento final). James Cameron, Estados Unidos, 1991.
THE SOCIAL dilemma (O dilema das redes). Jeff Orlowski, Estados Unidos, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Raul Arthuso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88882378114/2019-01