Dois e dois, quatro: Temporalidade, performance e ensaio fílmico em Os Sonhados

Autores

  • Eduardo Ferraz Felippe UERJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.194124

Palavras-chave:

Cartas, Ensaio fílmico, Performance, Presença, Temporalidade, Trauma

Resumo

Neste texto, proponho uma leitura do ensaio fílmico Die Geträumten (Os sonhados, 2016), de Ruth Beckermann, e da troca epistolar entre Paul Celan e Ingeborg Bachmann, Tempo do coração. Primeiro, apresento algumas questões da troca de cartas entre Celan e Bachmann, depois associo a característica do ensaio fílmico ao tema da performance e do tempo. Por fim, aprofundo a questão da temporalidade, associando-a à discussão dos personagens presentes na trama enquanto escolha para escapar dos referenciais teóricos do trauma para a Literatura, o Cinema e a História.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Ferraz Felippe, UERJ

    Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

03/14/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Felippe, E. F. (2024). Dois e dois, quatro: Temporalidade, performance e ensaio fílmico em Os Sonhados. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.194124