O princípio do prazer: o hiperconsumo como escape em tempos de modernidade líquida

Autores

  • Eliã Siméia Martins dos Santos Amorim Universidade de São Paulo
  • Elis Rejane Santana da Silva Universidade de São Paulo
  • Jéssica Rosa Universidade de São Paulo
  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i2p70-78

Palavras-chave:

Modernidade líquida, Hiperconsumo, Consumo, Arte Muji

Resumo

Este artigo discute o panorama contemporâneo, em que as tradições enraizadas diluem-se tanto do ponto de vista tecnológico quanto nas relações inter e intrapessoais e de consumo, a partir das obras de Bauman Modernidade líquida e Vidas para o consumo, analisando-as e relacionando-as à teoria do hiperconsumo de Gilles Lipovetsky. Para este estudo, utilizaram-se pesquisa bibliográfica e análise das obras contemporâneas japonesas da arte Muji, que vem quebrar o princípio do consumo líquido, acelerado e individualista, próprio dos tempos atuais.

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Biografia do Autor

  • Eliã Siméia Martins dos Santos Amorim, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

  • Elis Rejane Santana da Silva, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Ciências da Comunicação pela USP. Professora Assistente da Uneb.
  • Jéssica Rosa, Universidade de São Paulo
    Mestranda em Têxtil e Moda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.
  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo
    Professora Livre Docente de Publicidade e Semiótica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, cultura e consumo (GESC3). Editora da revista Signos do Consumo.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; SILVA, Elis Rejane Santana da; ROSA, Jéssica; PEREZ, Clotilde. O princípio do prazer: o hiperconsumo como escape em tempos de modernidade líquida. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 70–78, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i2p70-78. Disponível em: https://periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/144828.. Acesso em: 23 nov. 2024.