Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81Palavras-chave:
Trecos móveis, Potencial de movimento, Publicidade das marcasResumo
Uma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos.
Downloads
Referências
ABBR lança campanha “doe mobilidade” para comprar cadeiras de rodas. [S. l.:s. n.], 2017.
vídeo (4 min). Publicado pelo canal ABBR – Associação Brasileira Beneficente de Reabili-
tação. Disponível em: https://bit.ly/2RiGTWF. Acesso em: 14 maio 2021.
APPADURAI. Arjun. The social life of things: commodities in cultural perspective.
Cambridge: Cambridge University Press, 1986. E-book.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1970.
IRMÃOS| novo gol | vwBrasil. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal
Volkswagen do Brasil. Disponível em: https://bit.ly/3fk3N83. Acesso em: 14 de maio 2021.
KAUFMANN, Vincent. Re-thinking mobility:contemporany sociology. Farnham: Ashgate, 2002.
KESSELRING, Sven. The mobile risk society. In: WEERT, Canzler; KAUFMANN, Vincent; KESSELRING, Sven (ed.). Tracing mobilities: towards a cosmopolitan perspective.
Burlington: Ashgate, 2008. p. 77-102.
McCRAKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo: Prentice Hall, 2011.
MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material.
Rio de janeiro: Zahar, 2014. E-book.
NOGUEIRA, Maria Alice de Faria. Mobilidade em potência e discurso publicitário na socie-
dade contemporânea globalizada: Brasil, 1982-2014. 2015. Tese (Doutorado em História,
Política e Bens Culturais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. 2015.
NOGUEIRA, Maria Alice de Faria. Consumo de (i)mobilidade e discurso: a cultura da mobilidade na publicidade das marcas. Comunicação, Mídia e Consumo,São Paulo, v. 13,
n. 36, p. 28-49, 2016.
PRIMEIRA-dama Sylvia Jane Crivella é madrinha de campanha para doação de cadeira de rodas. Rio.gov.br, Rio de Janeiro, 17 mar. 2017. Disponível em: https://bit.ly/33HtAS3.
Acesso em: 17 maio 2021.
REXONA com tecnología Motionsense. [S. l.: s. n.], 2014. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo
canal Rexona Perú. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MM8E1efnHNA .
Acesso em: 14 maio 2021.
SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SHELLER, Mimi; URRY, John. The new mobilities paradigm. Environment and planning A,
Lancaster, v. 38, n. 2, p. 207-226, 2006.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2,
p. 577-591, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3bxB3aP. Acesso em: 6 jun. 2020.
URRY, John. Mobile Cultures. Lancaster: Lancaster University, 2003. Disponível em:
https://bit.ly/3uTCsjK. Acesso em: 6 jun. 2020.
URRY, John. Mobilities. Cambridge: Polity Press, 2007.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Alice de Faria Nogueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.