Gerados por IA: modelos virtuais e suas implicações de uso na moda
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e224619Palavras-chave:
Inteligência artificial, Modelos virtuais, Diversidade, Moda, E-commerceResumo
A popularização do uso de processos e sistemas de Inteligência Artificial tem apresentado um crescimento significativo entre empresas e marcas de moda. Diante desse contexto, este artigo examina o recente fenômeno de modelos virtuais gerados por inteligência artificial (IA), explorando suas definições, implicações éticas e sua atual presença no comércio eletrônico (e-commerces) de marcas. Para tanto, realiza-se revisão de discussões acadêmicas, relatórios de tendências e dados de mercado, em interface a um estudo de caso da parceria entre a marca Levi Strauss & Co. e o estúdio Lalaland. Como resultado, indicam-se oportunidades no uso de modelos virtuais, tais como uma possível promoção da sustentabilidade e otimização de recursos para as marcas de moda, mas também importantes desafios, incluindo questões relacionadas aos vieses algorítmicos, à diversidade e à inclusão na representação de modelos virtuais.
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