“Leia para uma criança” e “Busca da mãe”: storytelling e marketing social como incentivos à leitura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e221286Palavras-chave:
storytelling, marketing social, Leia para uma criança, Leitura, Instituto Itaú SocialResumo
A campanha “Leia para uma Criança”, promovida pela Fundação Itaú Social, é um exemplo de marketing social, valendo-se da estratégia Storytelling para estimular a leitura infantil. No presente artigo, avalia-se o programa (iniciado em 2010) e a campanha da perspectiva do marketing social, tendo sido desenvolvidos sobre uma causa em prol da sociedade: a promoção da leitura e educação infantil. Dentro da proposta, analisa-se o filme Busca da Mãe, lançado em outubro de 2019 e produzido pela DPZT, Saigon Filmes e Satélite Áudio. Trata-se da história de uma catadora de lixo que busca melhores condições de vida para a família, passando, assim, a buscar livros descartados no aterro sanitário e os levar para que seus filhos pudessem lê-los. A técnica de Storytelling norteia o roteiro da produção, já que se trata de uma história real, convertida em experiência e mudança positiva da situação inicial. Assim, este artigo apresenta o Programa da Fundação e analisa o filme, refletindo sobre sua construção audiovisual que objetiva emocionar, engajar e, ao mesmo tempo, mostrar a importância da educação como marco fundamental e transformador da sociedade e a forma que a Fundação Itaú se engaja nessa atuação.
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