Pobre-diabos num beco

Autores

  • Hélio de Seixas Guimarães Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Palavras-chave:

Machado de Assis, conto, arte, artista, público

Resumo

O ensaio trata da representação do artista e dos seus conflitos, concentrando-se na análise de “O machete” (1878), “Cantiga de esponsais” (1883) e “Habilidoso” (1885). Ao estudar essas narrativas, produzidas e publicadas em torno da célebre víravolta na ficção de Machado de Assis, busca-se compreender as concepções de arte e o modo como a relação entre artista e público aparece configurada num momento decisivo para a redefinição do projeto artístico de Machado de Assis

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Biografia do Autor

  • Hélio de Seixas Guimarães, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    é professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo

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Publicado

2005-12-08

Edição

Seção

Dossiê: O Conto de Machado de Assis

Como Citar

Guimarães, H. de S. (2005). Pobre-diabos num beco. Teresa: Revista De Literatura Brasileira, 6-7, 142-163. https://periodicos.usp.br/teresa/article/view/116613