Monitoramento de terminologia na mídia: o Programa Mais Médicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v25i0p199-233Palavras-chave:
Saúde Pública, Terminologia, Programa Mais MédicosResumo
No presente estudo, analisa-se a cobertura da Folha de São Paulo em relação ao Programa Mais Médicos, no período de 28 de janeiro de 2013 a 30 de junho de 2014. Utiliza-se como método o monitoramento de 28 termos-chave extraídos dos objetivos da Lei no 12.871, de 22 de outubro de 2013, que instituiu o programa. Verificou-se que apenas dez dos 28 termos-chave estão entre os 100 lexemas mais frequentes no corpus. O monitoramento dos termos demonstrou-se capaz de comprovar o distanciamento da cobertura do jornal em relação aos objetivos da lei que instituiu o Programa Mais Médicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 César Luz, César Nardelli Cambraia, Eliane Dias Gontijo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).