A terminologia das redes sociais no Brasil: etapas metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v25i0p277-295Palavras-chave:
Terminologia, Termo, Ficha terminológica, Redes sociais, Tutorial.Resumo
Este artigo objetiva apresentar as etapas metodológicas utilizadas no Projeto “Terminologia das Redes Sociais no Brasil” (TERMIREDES). Tais etapas foram desenvolvidas visando ao registro dos termos presentes em tutoriais das redes sociais. Baseamos nosso trabalho nos fundamentos teóricos e metodológicos da Terminologia, disciplina que tem o termo como objeto central de estudo. Para o desenvolvimento da proposição, assumimos as concepções de Krieger (2004) sobre o fato de a análise terminológica compreender o modo como se constituem os léxicos especializados, bem como a adoção de um valor metodológico a fim de orientar o reconhecimento da terminologia de áreas especializadas ou domínios temáticos que ainda não contam com uma sistematização no português do Brasil. Como resultado, apresentamos o modelo de ficha terminológica desenvolvido para o projeto de pesquisa em questão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcio Sales Santiago, Juliana Bicalho Pinto, Júlio Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).