O padrão de estilo de Goodland e Colchie no processo tradutório de brasileirismos comparado com as obras literárias brasileiras presentes no Translational English Corpus (Tec)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v33i0p5-25Palavras-chave:
Estudos da Tradução Baseados em Corpus, Padrões estilísticos, Brasileirismos, Variação, EmpréstimoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar possíveis padrões estilísticos relacionados com o processo de tradução dos brasileirismos presentes em uma obra de Darcy Ribeiro, Maíra (1978), comparando-a com outras traduções de publicações brasileiras que integram o Translational English Corpus (TEC). Nossa investigação emprega obras canônicas dos Estudos da Tradução Baseados em Corpus (OLOHAN 2001; BAKER 1992 1993 1995; CAMARGO 2005 2007), assim como da Terminologia (FAULSTICH 1995 2001 2002; BARBOSA 2006), a fim de que observemos os dados mediante o uso do software WordSmith Tools - versión 4.0 (SCOTT 2004) e do TEC Tools. Procuramos, portanto, promover uma observação reflexiva dos brasileirismos, considerando a variação e os emprésticos, proporcionando subsídios para a compreensão da tradução como uma ferramenta social e como um comportamento linguístico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Talita Serpa, Celso Fernando Rocha, Diva Cardoso de Camargo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).