A terminologia empregada aos criminosos e/ou infratores pela polícia civil do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47354Palavras-chave:
Polícia Judiciária, terminologia jurídico-policial, mapas conceituais.Resumo
A Polícia Civil, ou Polícia Judiciária, tem como atividade precípua a persecução penal, ancorando a ação que, em tese, culmina no processo que gera a sentença. Para a instrução penal, essa polícia registra as suas diligências através de textos especializados, compostos por termos técnicos específicos dessa área especializada, cujos documentos compõem os procedimentos que são instaurados para apurar o fato que foi registrado pelo cidadão. Em virtude de insurgir da esfera jurídica, os termos empregados pela Polícia Judiciária são termos jurídico-policiais. Entretanto, em virtude da estigmatização da atividade-fimesses termos não são contemplados nos dicionários jurídicos. Os especialistas que utilizam a gama terminológica jurídico-policial escolhem dada unidade terminológica com base no empirismo, sendo que essas escolhas cognitivas asseguram a aplicabilidade da lei penal.O presente estudo descreve o trabalho da Polícia Judiciária, os procedimentos que são instaurados para a aplicabilidade da lei penal e as unidades terminológicas (UTs) empregadas aos partícipes nesses procedimentos. através da representação dessas UTs em mapas conceituais do tipo hierárquico, foi possível constatar que as UTs que designam a pessoa que comete o crime, ou a infração, mantêm uma relação hierárquica entre si.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-06-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Costa, M. I. P. da. (2012). A terminologia empregada aos criminosos e/ou infratores pela polícia civil do Rio Grande do Sul. Tradterm, 19, 248-264. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47354