Conceptualização metafórica da anatomia em português: artérias, veias e nervos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p269-290Schlagwörter:
Conceptualização metafórica, índices de conceptualização, fraseologia.Abstract
A partir dos anos 1980, a metáfora passou a ser estudada do ponto de vista conceptual, sendo reconhecida na linguagem científica. Pode-se apreender a conceptualização metafórica de uma área especializada através da identificação dos índices de conceptualização metafórica. No campo da tradução, o conhecimento dos índices e do modo de conceptualização é fundamental, pois estão ligados à fraseologia do domínio. Este artigo tem como objetivo mostrar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e descrever os índices de conceptualização metafórica utilizados em Anatomia na descrição do posicionamento das artérias, das veias e dos nervos em língua portuguesa, continuando um estudo já realizado em língua inglesa e francesa. Após terem sido identificados, os índices foram distribuídos em categorias de representação fictícia e nos modos de conceptualização identificados.Downloads
Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.
Downloads
Veröffentlicht
2015-12-29
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Copyright (c) 2023 Paula Fernanda Malaszkiewicz, Sylvie Vandaele, Patrícia Chittoni Ramos Reuillard
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Zitationsvorschlag
Malaszkiewicz, P. F., Vandaele, S., & Reuillard, P. C. R. (2015). Conceptualização metafórica da anatomia em português: artérias, veias e nervos. Tradterm, 26, 269-290. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p269-290