Terminologia, cognição e sociedade: análise dos processos de terminologização e de neologia que caracterizam as denominações da área de Educação do Campo
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v35i0p5-24Mots-clés :
Terminologia, Terminologização, Neologia, Educação do Campo, Cognição, Análise ConceitualRésumé
Nossa área-alvo é a Educação do Campo, expressão atribuída aos conceitos referentes ao ensino, à aprendizagem e à Educação nas regiões rurais, em que os principais atores são participantes de Movimentos Sociais do Campo. Discutiremos aspectos da configuração semântico-pragmática e dos processos de terminologização, de neologia e de cognição que caracterizam a área-alvo, com ênfase em subprocessos relacionados a composição sintagmática combinada com isolamentos semânticos metafóricos e/ ou metonímicos e/ ou de especificação de domínio. O corpus é constituído por textos legais, de divulgação, pedagógicos e acadêmicos; sua periodicidade é de 2000 a 2010. Seguimos as Teorias Sociocognitiva e Comunicativa da Terminologia, valorizando aspectos cognitivos e comunicativos dos termos, sua contextualização linguística, discursiva, pragmática, sociocultural e histórica.
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