A personagem Éowyn, de O Senhor dos Anéis, sob um viés da crítica literária feminista e dos Estudos da Tradução
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p252-271Parole chiave:
Adaptação cinematográfica, Crítica literária feminista, Mulher nórdica, O Senhor dos Anéis de Tolkien, O Senhor dos Anéis de Peter JacksonAbstract
As mulheres integrantes da sociedade nórdica do século X foram, algumas vezes, retratadas como guerreiras, além poderem assumir o papel do marido quando este não estivesse disponível. Diante disso, buscou-se analisar uma possível semelhança entre a mulher nórdica e a personagem Éowyn do romance de J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis, publicado entre 1954-1955. Em seguida, pretendeu-se analisar a maneira como a personagem foi ressignificada na adaptação cinematográfica de Peter Jackson de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), por meio da teoria de Linda Hutcheon (2006). A teoria de Kate Millet (1970) embasou o estudo e auxiliou na conclusão de que Éowyn desafia os padrões de personagens femininas de sua época e enfrenta o necessário para realizar seu desejo. Éowyn se destaca dentro da narrativa com tamanha intensidade que foi representada, na adaptação cinematográfica, sem grandes mudanças. Finalmente, esta pesquisa proporciona visibilidade a uma personagem feminina que se diferencia por conta de suas atitudes de resistência e contribui para a construção de personagens femininas que quebram estereótipos de representação da mulher.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARIES, P.; DUBY, G. História da Vida Privada: do Império Romano ao Ano Mil. Hildegard Feist. São Paulo: Schwarcz, 1995.
BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo. 2.ed. Tradução de Sergio Millet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1949.
BRINK, S.; PRICE, N. The Viking World. Nova York: Routledge, 2008.
FAUR, M. Mistérios nórdicos: deuses, runas, magia, rituais. São Paulo: Pensamento, 2007.
HATCHER, M. M. Finding Woman’s Role in The Lord of the Rings. Mythlore Society, Tennessee, 2007.
HUTCHEON, L. A Theory of Adaptation. New York: Taylor & Francis, 2006.
MILLET, K. Sexual Politics. Nova York: Doubleday, 1970.
O SENHOR DOS ANÉIS: AS DUAS TORRES. Direção de Peter Jackson. Nova Zelândia: New Line Cinema e Wingnut Films Production, 2002. 1 DVD (179 min);
O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI. Direção de Peter Jackson. Nova Zelândia: New Line Cinema e Wingnut Films Production, 2003. 1 DVD (201 min);
SCHNEIDER, L. “Contando estórias feministas” e a reconstrução do feminismo recente. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 17, p.251-263, janeiro-abril, 2009.
TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres. Tradução Lenita M. R. Esteves, Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 2000a.
TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Tradução Lenita M. R. Esteves, Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 2000b.
VALENTE, C. Translating Tolkien's Epic: Peter Jackson's Lord of the Rings. Walla Walla: The Intercollegiate Review, 2004.
WALLACE, A. A Wild Shieldmaiden of the North: Éowyn of Rohan and Old Norse Literature. Philament Monstrosity, 2011.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Laura Cristina de Souza Zanetti, Vera Helena Gomes Wielewicki

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).