As novas traduções de Freud feitas diretamente do alemão: estilo e terminologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47349Parole chiave:
Sigmund Freud, Tradução de Freud, Tradução e Psicanálise, Trieb.Abstract
Em 2009, 70 anos após a morte de Sigmund Freud, sua obra caiu em domínio público. Como consequência, após décadas de intensas críticas sobre a única e indireta versão disponível em língua portuguesa, tem-se finalmente três projetos de tradução sendo desenvolvidos no Brasil a partir do original alemão. A intenção deste artigo, portanto, foi a de discutir os desafios e as direções tomadas por esses tradutores, sobretudo no que concerne à difícil tarefa de conciliar o aclamado estilo literário de Freud e uma precisa recuperação de sua terminologia psicanalítica. A título de exemplo, finalizou-se investigando as escolhas feitas para a tradução de Trieb, um dos mais centrais conceitos freudianos.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
2012-06-18
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Come citare
Tavares, P. H. de M. B. (2012). As novas traduções de Freud feitas diretamente do alemão: estilo e terminologia. Tradterm, 19, 109-126. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47349