Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Conduta Ética na divulgação científica

A revista Via Atlântica publica apenas material inédito e original, repudiando quaisquer formas de plágio ou autoplágio, e segue as diretrizes do  Committee on Publications Ethics, em especial no uso indevido de I.A. para a redação, edição ou finalização da submissão. 

Para garantir a originalidade editorial, a necessária Verificação de Similaridade é realizada pela ferramenta anti-plágio iThenticate disponibilizado pela ABCD-USP, para verificação de similaridade textual e identificação de plágio ou autoplágio. Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação / fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento às instâncias superiores da Universidade, se necessário.

Diretrizes

A revista Via Atlântica aceita artigos em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Francesa.

Via Atlântica aceita unicamente artigos assinados por Doutores. Alunos de cursos de doutorado, mestres, alunos de cursos de mestrado, graduados ou graduandos apenas em parceria com um doutor, preferencialmente o  orientador. 

Via Atlântica, também, aceita traduções de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas devem conter, obrigatoriamente, a informação da fonte e/ou da publicação original, sendo a revista seu primeiro veículo para a publicação em Língua Portuguesa.

Artigos, ensaios ou entrevistas derivados de teses de doutorado ou dissertações de mestrado podem ser submetidos desde que o texto original esteja explicitamente informado tanto nas referências bibliográficas, quanto, como advertência, no momento da submissão na caixa "Comentário ao editor".  A informação constará na publicação na primeira nota de pé-de-página. Deve ser indicado o hiperlink onde se encontra o texto integral em biblioteca, arquivo ou repositório digital.

___________________________________________________________________________________

DIRETRIZES GERAIS

Via Atlântica é composta pelas seguintes seções:

Dossiê, para artigos que atendam às chamadas públicas de temáticas específicas de cada número;

Outros Textos, para artigos e ensaios cuja temática não esteja necessariamente vinculada ao tema do dossiê;

Resenhas (Recensões) de obras publicadas de interesse cujas temáticas estejam ou não vinculada ao tema do dossiê;

Entrevistas com autores, artistas, criadores, pesquisadores, críticos, teóricos e docentes, que se vinculem ao foco e ao escopo da revista.

São de absoluta responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidos, bem como a indicação de autoria de fontes bibliográficas, iconográficas, tabelas e/ou gráficos. Devem ser utilizados hiperlinks para fontes da web.

O envio de artigos por seus autores pressupõe a cessão dos direitos de publicação à Via Atlântica

ADVERTÊNCIAS

- A revista Via Atlântica  não cobra taxas de publicação de seus colaboradores.

- Textos em desacordo com a política, escopo e normas de publicação da Via Atlântica serão sumariamente rejeitados.

 

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

Os artigos, ensaios e entrevistas não devem ultrapassar o total de 40.000 caracteres (com espaço). As resenhas não devem ultrapassar o total de 15.000 caracteres (com espaço).

Todos os manuscritos encaminhados para publicação serão submetidos a avaliação duplo-cega por pares. O parecerista, cujo anonimato está garantido, deverá se orientar pelo formulário de avaliação.

A avaliação e seleção de textos resultarão em uma das seguintes decisões editoriais:

Aceitar;

Revisões requeridas: nesta decisão serão informadas ao autor alterações e correções a serem sanadas antes da revisão e edição do texto;

Submeter a nova rodada de avaliação: quando a primeira dupla de pareceristas não informou decisão consensual;

Rejeitar: nesta decisão serão apontados os itens que levaram à reprovação do texto, mediante comunicação com o autor. Os textos "reprovados" serão arquivados.

A avaliação e publicação de manuscrito submetido à seção Outros Textos poderá ocorrer até dois anos ou quatro volumes ordinários consecutivos da Via Atlântica após a sua aprovação para publicação.

 
NORMATIZAÇÃO TÉCNICA

I - ARTIGOS

Elementos pré-textuais

  1. Todos os elementos pré-textuais devem ser apresentados em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples entre linhas.
  2. Todos os elementos textuais (texto e citações) devem ser apresentados em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas.
  3. Título, na primeira linha e, quando houver, Subtítulo, na segunda linha, centralizados, negrito, utilizando caixa alta e baixa quando necessário, na seguinte ordem: título (e subtítulo) no idioma original, título (e subtítulo) em português e título em inglês (e subtítulo). Os títulos e subtítulos em língua estrangeira ou em Língua Portuguesa, quando o artigo estiver em língua estrangeira, não devem estar em negrito.
  4. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) ser informado(s), nem a sua filiação institucional, em seu lugar deve ser colocada a palavra Autor, em caixa baixa, em Times New Roman, 12, alinhada à direita. No caso de haver co-autores, devem vir numerados, Autor 1, Autor 2, Autor 3 etc. Por ocasião da fase de edição, o(s) nome(s) do(s) autor(es) será/serão e sua(s) biografia(s) extraídos dos metadados da submissão.
  5. RESUMO (RESUMO, ABSTRACT, RESUMEN, RESUMÉ): texto do resumo no idioma original O resumo deve conter no máximo 700 caracteres (com espaço), em parágrafo único, com fonte Times New Roman 12, em caixa baixa, espaço simples entre linhas.
  6. Em caso de texto original em idioma diverso ao português e ao inglês, após o resumo no idioma original, devem constar o resumo em português e o resumo em inglês, colocados obrigatoriamente nesta ordem. Cada resumo deve conter, impreterivelmente, no máximo 700 caracteres (com espaço), em parágrafo único.
  7. PALAVRAS-CHAVE: Duas linhas abaixo do ABSTRACT. No idioma original do texto, em português e em inglês, precedidas das palavras: PALAVRAS-CHAVE; KEYWORDS; PALABRAS CLAVE ou MOTS-CLÉS em caixa alta. Mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgula.
  8. Independemente da língua em que for encaminhado, o artigo deverá conter o título e resumo em Língua Portuguesa e Inglesa.
  9. Resumos e palavras-chave (em português e em idiomas estrangeiros) devem estar em parágrafos único, justificados.

Elementos textuais

  1. Fonte: Times New Roman, corpo 12; alinhamento justificado ao longo de todo o texto;
  2. Espaçamento: 1,5 (um e meio) entre linhas, mesmo no caso de citações recuadas (mais de 3 linhas). Em caso de citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento simples (1);
  3. Margens de 2,5 cm;
  4. Páginas com numeração superior à direita;
  5. Parágrafos com adentramento de 1,25 cm;
  6. Seções internas, com ou sem titulos, devem ser numeradas em negrito, sem adentramento de páragrafo;
  7. Uso do itálico para destacar termos, frases ou estrangeirismos, e não o negrito ou as aspas. Deve-se ainda usar o itálico para títulos de livros, filmes, jornais, revistas, etc., mas não para artigos de revistas ou capítulos de livros, que devem estar entre aspas.
  8. Citações: no corpo do texto, entre aspas duplas, quando forem de até 3 linhas; mais de 3 linhas devem ser destacadas fora do corpo do texto: Fonte Times New Roman corpo 12, com recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, espaço simples entre linhas;
  9. Crédito de citação: deve aparecer logo após o final da citação, dentro do texto citado, entre parênteses, com sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação e número(s) da(s) páginas(s) onde consta a referência. Ex.: (NUNES, 2009, p. 36);
  10. Notas de pé de página (rodapé): devem ser sempre explicativas e restritas ao mínimo indispensável, numeradas sequencialmente e alocadas ao final da página correspondente. Fonte Times New Roman 10 (padrão), alinhamento justificado, com espaço simples dentro da nota e entre as notas.
  11. As referências bibliográficas completas devem vir ao final do texto, precedidas do subtítulo Referências (em caixa baixa, negrito), seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O espaçamento entre linhas nas Referências deve ser simples, com espaço entre parágrafos 6 antes do parágrafo.

 

Exemplos de referências

  • Referências internas devem seguir o segunte formato (último sobrenome do autor, ano de publicação, página): (GOMES, 2006, p. 25), mesmo que sejam repetidas ao longo do texto. Não devem ser utilizadas as formas (abreviadas ou por extenso), pp. idem, ibidem, id. ibid. ou op. cit.

LIVROS

CARVALHO, Ruy Duarte de. Desmedida. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2010.

SOBRENOME, Prenome*. Título: subtítulo (se houver). Volume (coleção ou série). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. 

Embora seja possível abreviar o prenome do autor (CARVALHO, R. D.), damos preferência ao prenome por extenso.

Autores com mais de uma obra citada devem ter seus nomes, sobrenomes e prenomes, repetidos quantas vezes forem necessárias. Não utilizar os traços longos (______) ou médios (------).

- CAPÍTULO DE LIVRO

MEDEIROS, Paulo de. Apontamentos para conceptualizar uma Europa pós-colonial. In SANCHES, Margarida R. (org.). Portugal não é um país pequeno. Contar o “império” na pós-colonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006, p. 339-356.

SOBRENOME, Prenome (do autor do capítulo). Título: subtítulo do capítulo (se houver). In: SOBRENOME, PRENOME abreviado (do(s) autor(es) do livro) (tipo de participação do(s) autor(es) na obra, p. Ex., Org(s). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação, paginação referente ao capítulo.

PERIÓDICOS

1. Artigo de Revista Institucional

Impresso

LEITE, Ana Mafalda. A fraternidade das palavras. Via Atlântica (USP), São Paulo, n. 5, p.20-28, 2002.

SOBRENOME, Prenome (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico (com referência da instituição ao qual está vinculado), Local de publicação, volume (se houver), número do periódico, paginação referente ao artigo, ano de publicação.

Online

COMANDULLI DA CUNHA, Ana Cristina. Breve notícia sobre um manuscrito autógrafo de Almeida Garrett: outra versão de um poema de Folhas caídas. Abril – NEPA / UFF, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 151-161, 2017. Disponível em: <http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/article/view/440>. Acesso em: 15 dez 2017

SOBRENOME, Prenome (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico (com referência da instituição ao qual está vinculado), Local de publicação, volume (se houver), número do periódico, paginação referente ao artigo (se houver), ano de publicação. Disponível em <URL>. Acesso em: dia mês ano

Os hiperlinks devem ser mantidos.

2. Artigo de Revista (geral)

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

3. Artigo e/ou matéria de jornal

  3.1 Artigo

SCHWARZ, Roberto. Nunca fomos tão engajados. Folha de S.Paulo. São Paulo, 26 de jun. de 1994, Caderno Mais!, p. E4.

  3.2. Matéria de jornal assinada

LEAL, L.N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

4. Monografias, dissertações e teses

SARAIVA, Sueli. A experiência do tempo em dois romances africanos: Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra e Mãe, materno mar. 147p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. Dedalus - Teses - USP

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Total de páginas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) ou Monografia - Instituição onde foi apresentada. Local e ano da apresentação. Hiperlink para o texto integral.

5. Trabalhos publicados em Anais de congressos ou encontros científicos

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

6. Documentos digitais (online)

GOMES, Simone Caputo. Apresentação. In: Amar Cabo Verde. Disponível em:<http://www.simonecaputogomes.com/new/>.Acesso em 22 jun 2015.

SOBRENOME, Prenome (se houver). Título do site (se houver). Disponível em: [Endereço da URL]. Acesso em: [Data do acesso]. Os hiperlinks devem ser mantidos.

7. Imagens e ilustrações

Devem ser designadas como FIGURAS, TABELAS ou GRÁFICOS e numeradas em arábico no texto aparecem designadas pela abreviatura (Fig. 1; Tab. 1; Graf. 1), legenda em fonte Times New Roman, 10; espaçamento simples. Devem vir, preferencialmente, ao final do texto e possuir a indicação de hiperlinks das fontes, caso sejam a reprodução de objetos da web.

 

Fig 1. – A passarola de Alexandre de Gusmão (https://www.vortexmag.net/passarola-gusmao-primeiro-homem-do-mundo-voar-um-padre-portugues/)

 

II) RESENHAS

As resenhas não podem exceder 15.000 caracteres.

As resenhas de livros não possuem título específico e sua apresentação se dá pelo título do livro resenhado, alinhado à esquerda, em caixa alta, fonte Times New Roman, 12, negrito, seguido pela palavra resenha, entre parêntesis.

Uma linha abaixo do título do livro deve constar a referência bibliográfica completa do livro resenhado, em parágrafo justificado, fonte Times New Roman, 12.

Uma linha abaixo deve ser colocada a palavra AUTOR, alinha à direita, fonte Times New Roman, 12.

O texto da resenha deve seguir as mesmas diretrizes para a apresentação de artigos,

 

III) ENTREVISTAS

As entrevistas devem seguir rígidas normas de transcrição, como se observa em https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17457/1/manual_transcricao.pdf  ou em PRETI, D. (org). O discurso oral culto 2ª ed. São Paulo: Humanitas Publicações – FFLCH/USP, 1999 – (Projetos Paralelos. v.2) 224p.  As entrevistas não podem ser manipuladas textualmente, a fim de se obter uma “perfeição narrativa” do discurso oral. Diferente de entrevistas publicadas em revistas temáticas não científicas, as entrevistas acadêmicas devem ser minuciosamente reproduzidas sob as formas e normas técnicas e metodológica indicadas.

As entrevistas não podem exceder 40.000 caracteres.

As entrevistas devem possuir um TÍTULO, sempre seguido, como SUBTÌTULO, da expressão entrevista com (Nome do entrevistado), justificados, em caixa alta, fonte Times New Roman, 12, negrito.

Uma linha abaixo deve ser colocada a palavra ENTREVISTADOR, alinhada à direita, fonte Times New Roman, 12. A entrevista deve conter RESUMO e PALAVRAS-CHAVE, seguindo as mesmas diretrizes de apresentação de artigos, com traduções de título, resumo e palavras-chave para a Língua Portuguesa, quando a entrevista for dada em língua diferente, e Língua Inglesa.

Após o resumo deve constar breve apresentação do entrevistado e as circunstâncias da entrevista, seguindo as mesmas diretrizes de apresentação de artigos.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita e não foi encaminhada para avaliação por outro periódico.
  • Foram fornecidas todas as informações solicitadas nos “Metadados da submissão”, o ORCID, a URL pessoal (p.ex. a página do currículo do(s) Autor(es) na Plataforma Lattes) e a biografia resumida do(s) Autor(es). A vinculação institucional e o ORCid dos autores do manuscrito são informações obrigatórias para a submissão.
  • O título do manuscrito foi inserido corretamente e o subtítulo foi inserido junto ao título. O campo subtítulo não deve ser preenchido.
  • A tradução para a Língua Inglesa do título, do resumo e das palavras-chave foi informada.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página “Sobre a Revista”.
  • Todas as URLs para as referências foram informadas com os seus respectivos hiperlinks, preferencialmente com o DOI.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato *.doc, *.docx, *.rtf, *.odt ou compatível.
  • Se o manuscrito é derivado de tese de doutorado ou dissertação de mestrado, o texto original deve estar explicitamente informado tanto nas referências bibliográficas, quanto, como advertência, na primeira nota de pé-de-página. O hiperlink onde se encontra o texto integral em biblioteca, arquivo ou repositório digital deve ser indicado.
  • Os Autores detém autorização para a reprodução de material inédito ou com direito autoral reservado, assumindo a responsabilidade para responder pelos direitos de reprodução.
  • Os Autores devem ter consciência de que o manuscrito submetido será arquivado se não atender a todas as condições anteriores.
  • A instituição acadêmica do Autor e dos co-Autores foi inserida por extenso, sem siglas ou abreviaturas.
  • O arquivo submetido não possui identificação autoral e segue as diretrizes do Processo de Avaliação pelos Pares, submetidos a dois pareceristas ad hoc pelo sistema de avaliação duplo-cega (doble-blind peer review), sobretudo, segundo os critérios convencionados da prática acadêmica de ineditismo e originalidade. Antes de serem avaliados por seus pares, os artigos submetidos à revista Via Atlântica serão verificados por ferramentas de identificação de plágio. Os Autores devem garantir o ineditismo e a originalidade da submissão e devem citar explícita e corretamente as suas fontes e referências (bibliográficas, iconográficas, sonoras, gráficos, tabelas e dados, em geral).

Outros Textos

A seção recebe em fluxo contínuo artigos científicos e ensaios de interesse para os estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

 

 

Entrevistas

A seção recebe em fluxo contínuo entrevistas com personalidades acadêmicas, literárias e artísticas de interessse para os Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

 

Resenhas

Resenhas /recensões de obras de interesse para os Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.