“Ressalte o desvalorizado”: A figura do animal não humano na poesia de Eavan Boland
DOI:
https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197751Palavras-chave:
Escrita de mulheres irlandesas, Poesia irlandesa, Ecofeminismo, Estudo sobre animaisResumo
Boland argumentou que “poetas de boa índole são sempre subversivos” e, embora não se identifique como poeta da natureza, ela compara sua práxis a deles: “seu léxico é o esquecido e o desconsiderado. . . . Eles ressaltam o desvalorizado e estabelecem uma relação metafórica profunda entre ela e algumas partes desvalorizadas da percepção”. O envolvimento de Boland com o “natural” raramente fornece foco para análises de sua obra, que estão voltadas a preocupações frequentemente identificadas como sendo da própria poeta: sua relação com a história, especialmente a irlandesa, e seu papel de mulher irlandesa escrevendo de dentro e contra uma tradição dominada por homens. Contudo, ambas as questões de identificação insegura e ambivalente, bem como de localização, estão implicitamente conectadas às construções culturais do “natural”. Este ensaio traça a negociação de Boland com um legado de silêncio das mulheres irlandesas ao considerar o surgimento do animal não humano em sua poesia, que evolui da metáfora tradicional para uma figura que desafia expectativas e normas representativas, transvalorando, assim, o poder de significação do silêncio e questionando o próprio estatuto da linguagem, particularmente como construção exclusivamente humana.
Referências
Barad, Karen. Interview. New Materialism: Interviews and Cartographies, edited by Rick Dolphijn and Iris van der Tuin, Open Humanities Press, 2012, pp. 48–70.
Barad, Karen. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Duke, 2007.
Bennett, Jane. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Duke, 2009.
Boeninger, Stephanie Pocock. “‘Beautiful Upstagings’: Nature and Memory in After Every War and Outside History.” Contemporary Women’s Writing, vol., 8, no. 1, 2014, pp. 36–52.
Boland, Eavan. Collected Poems. Carcanet, 1995.
Boland, Eavan. “In Search of a Language.” Eavan Boland: A Critical Companion, edited by Jody Allen Randolph. W.W. Norton and Co., 2007, pp. 57–67.
Boland, Eavan. Interview with Linda Pastan, “Eavan Boland, an ‘indoor nature poet’.” The Writing Life series, Howard County Poetry & Literature Society, Howard Community College, 1996. https://www.youtube.com/watch?v=ReuII8yBWAQ
Boland, Eavan. “I Only Am Escaped to Tell the Story.” Eavan Boland: A Sourcebook, Poems, Prose, Interviews, Reviews, Criticism, edited by Jody Allen Randolph. Carcanet, 2007, pp. 85–87.
Boland, Eavan. New Collected Poems, Carcanet, 2005.
Boland, Eavan. Eavan Boland: New Selected Poems. Carcanet, 2013.
Boland, Eavan. “Poets’ Q & A (2003).” Eavan Boland: A Sourcebook, pp. 132–137.
Boland, Eavan. “Subject Matters” Eavan Boland: A Sourcebook, pp. 80–82.
Boland, Eavan. “The Weasel’s Tooth.” Eavan Boland: A Sourcebook, pp. 87–90.
Carlson, Julia. Banned in Ireland: Censorship and the Irish Writer. Routledge, 1990.
Fisher, Mark. The Weird and the Eerie. Repeater, 2016.
Frawley, Oona. Irish Pastoral: Nostalgia and Twentieth-Century Irish Literature. Irish Academic Press, 2005.
Kilcup, Karen. “‘I Like These Plants That You Call Weeds’: Historicizing American Women’s Nature Writing.” Nineteenth-Century Literature, vol. 58, no. 1, 2003, pp. 42–74.
O’Connor, Maureen. “‘The most haunting bird’: Unbeing and Illegibility in Contemporary Irish Women’s Writing.” Women’s Studies: An Interdisciplinary Journal, vol., 4 no., 4, September 2015, pp. 940-55.
O’Malley, Mary. “The Poet’s Fancy.” Asylum Road. Salmon, 2001, p. 52.
Plumwood, Val. “The Concept of a Cultural Landscape: Nature, Culture, and Agency in the Land.” Ethics and the Environment, vol. 11, no. 2, 2006, pp.115–150.
Potts, Donna. Contemporary Irish Poetry and the Pastoral Tradition. University of Missouri, 2011.
Randolph, Jody Allen. Eavan Boland. Cork University Press, 2014.
Randolph, Jody Allen. “Écriture Feminine and the Authorship of Self in Eavan Boland’s In Her Own Image.” Colby Quarterly, vol. 27, no. 1, 1991, pp. 48–59.
Randolph, Jody Allen. “An Interview with Eavan Boland (1993).” Eavan Boland: A Sourcebook, pp. 102–112.
Randolph, Jody Allen “New Ireland Poetics: The Ecocritical Turn in Contemporary Irish Women’s Poetry.” Nordic Irish Studies, vol. 8 , 2009, pp. 57–70.
Scholtmeijer, Marian. “The Power of Otherness: Animals in Women’s Fiction.” Animals and Women: Theoretical Explorations, edited by Carol Adams and Josephine Donovan. Duke, 1996, pp. 231–262.
Tsing, Anna Lowenhaupt. Friction: An Ethnography of Global Connection. Princeton, 2005.
Young, Liam. “‘Do You Dance, Minnaloushe?’: Yeats’s Animal Questions.” Animals in Irish Literature and Culture, edited by Kathryn Kirkpatrick and Borbaála Faragó. Palgrave Macmillan, 2015, pp. 149–164.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maureen O’Connor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.