Exame interno: Arquivo de silêncios em Domestic Violence, de Eavan Boland
DOI:
https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197754Palavras-chave:
Eavan Boland, Poesia irlandesa contemporânea, História irlandesa, Silêncio na literaturaResumo
A revisão crítica das formas como a literatura representa o conflito entre voz e silêncio tem tradicionalmente levado a considerar a poesia como um gênero em que esse contraste adquire uma ressonância profunda. A partir da distribuição de suas pausas formais às lacunas de significado entre os níveis explícito e implícito da linguagem, o silêncio e o não dito podem ser definidos como componentes fundamentais para perceber o texto literário. No caso da poeta irlandesa, Eavan Boland, sua posição em relação a esse antagonismo tem sido criticamente estudada de acordo com seu desejo de, por meio de sua poesia, dar voz a todas aquelas mulheres irlandesas que foram historicamente silenciadas. Ao fazê-lo, o contraste entre esses dois extremos tem sido frequentemente ligado à distinção que ela faz entre história e passado e entre o poema público e o doméstico. Este ensaio analisará o fio condutor que une essas oposições por meio da leitura atenta de dois poemas de sua coletânea, Domestic Violence (2007). Além disso, serão explorados os silêncios de Boland não apenas como ato de dar voz ao mudo, mas também como uma expressão formal das camadas de significado escondidas sob o poema.
Referências
Boland, Eavan. A Journey with Two Maps: Becoming a Woman Poet. WW Norton, 2011.
Boland, Eavan. Domestic Violence. Carcanet Press, 2007.
Boland, Eavan. “On ‘The Journey’.” Dwelling in Possibility: Women Poets and Critics on Poetry, edited by Yopie Prins and Maeera Shreiber, Cornell University Press, 1997, pp. 187–189.
Boller, Alessandra. “Women, Violence, and Silence: Roddy Doyle’s The Woman Who Walked Into Doors.” Silence in Modern Irish Literature, edited by Michael McAteer, Brill Rodopi, 2017.
Clutterbuck, Catriona. “The Irish History Wars and Irish women’s poetry: Eiléan Ní Chuilleanáin and Eavan Boland.” The Cambridge Companion to Twentieth-Century British and Irish Women’s Poetry, edited by Jane Dowson, Cambridge University Press, 2011, pp. 97–118.
Collins, Lucy. Contemporary Irish Women Poets. Memory and Estrangement. Liverpool University Press, 2015.
García-García, Ana Rosa. “Living the space: the personal and collective experience in Eavan Boland’s vision.” Literature, Gender, Space, edited by Sonia Villegas-López and Beatriz Domínguez-García, Universidad de Huelva Publicaciones, 2004, pp. 125–130.
Gould, Thomas. Silence in Modern Literature and Philosophy. Palgrave MacMillan, 2018.
Graves, Robert. Los mitos griegos. Barcelona, Ariel, 2004.
Kennedy, Rossane T. Rousseau in Drag: Deconstructing Gender. Palgrave MacMillan, 2012.
Kinzie Mary. A Poet’s Guide to Poetry. University of Chicago Press, 1999.
Leech, Geoffrey. A Linguistic Guide to English Poetry. Longman, 1988.
McAteer, Michael. Introduction. Silence in Modern Irish Literature, by McAteer, Brill Rodopi, pp. 1–22.
Miquel-Baldellou, Marta. “Women in the Twilight and Identity in the Making: The Concept of Transition in Eavan Boland’s Poetry” Estudios Irlandeses, no. 2, 2007, pp. 128–134.
Olsson, Ulf. Silence and Subject in Modern Literature: Spoken Violence. Palgrave MacMillan, 2013.
Ovid. Metamorphoses: The New, Annotated Edition, translated by Rolfe Humphries and annotated by Joseph D. Reed, Indiana University Press, 2018.
Rousseau, Jean Jacques. Politics and the Arts: Letter to M. D’Alembert on the Theatre, translated by Allan Bloom, Cornell University Press, 1960.
Strand, Mark and Eavan Boland, editors. The Making of a Poem: A Norton Anthology of Poetic Forms. W.W. Norton, 2000.
Theinová, Daniela. Limits and Languages in Contemporary Irish Women’s Poetry. Palgrave MacMillan, 2020.
Thoss, Jeff. “Cartographic Ekphrasis: Map Descriptions in the Poetry of Elizabeth Bishop and Eavan Boland.” Word & Image, vol. 32, no. 1, Jan. 2016, pp. 64–76.
Villar-Argáiz, Pilar. “Poetry as a ‘Humane Enterprise’: Interview with Eavan Boland on the Occasion of the 50th Anniversary of her Literary Career.” Estudios Irlandeses, no. 7, 2012, pp. 113–120.
Villar-Argáiz, Pilar. “The Text of It: A Conversation with Eavan Boland.” New Hibernia Review, vol. 10, no. 2, Summer 2006, pp. 52–67.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Hernandez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.