A vulnerabilidade corpórea e a ética de representação da mulher e da nação na poesia de Eavan Boland
DOI:
https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197758Palavras-chave:
Eavan Boland, Corpo, Mortalidade, Mulher, NaçãoResumo
Este ensaio argumenta que, para Eavan Boland, todo engajamento cultural e político que envolve uma melhoria genuína da vida depende de nossa capacidade de responder à condição de vulnerabilidade e exposição do corpo humano no tempo. No contexto irlandês, tal atenção ao sofrimento do corpo historicamente situado tem uma particularidade sobre a ética da representação na arte. A produção de Boland diagnostica o legado do colonialismo como se autorizasse uma perigosa interseção de três vias entre a heroicização da violência territorial e racial, a normalização do gênero e injustiça de classe, e a sanção de uma estética exclusivista na tradição poética—todos esses três resultados exigindo a negação de nosso destino comum de mortalidade. Para Boland, esse nexo toxicamente preso só pode ser liberado por meio do enfoque à vulnerabilidade corporal como uma condição humana primária: aquela que liga os marginalizados, antes de tudo, uns aos outros, mas também àqueles que perpetram ou perpetuam a sua exclusão. Para Boland, a abertura ao fluxo de mudanças levando à dissolução corporal é crucial para o entendimento da relação vexada entre mulher e nação na cultura irlandesa, e para renovar essa relação em termos criativos.
Referências
Boland, Eavan and Deborah Tall. “Q. & A. with Eavan Boland”. The Irish Literary Supplement, Vol.7 No.2., Fall 1988, pp.39–40.
Boland, Eavan. Object Lessons: The Life of the Woman and the Poet in our Time. Carcanet, 1995.
Boland, Eavan and Deborah Tall. Note to “The Journey”. Chicago Review. Vol. 42 Issue 3/4, 1996, p.220.
Boland, Eavan and Margaret Mills Harper. “Eavan Boland: An Interview”. Five Points, Vol.1 No.2, Winter 1997, pp. 87-105.
Boland, Eavan. “Daughters of Colony: A Personal Interpretation of the Place of Gender Issues in the Postcolonial Interpretation of Irish Literature”. Éire-Ireland, Vol 32 No. 2–3, Samhradh/Fómhar / Summer/ Fall 1997, pp.7–20.
Boland, Eavan. “The Veil over the Future’s Face”. Profession, 1997, pp.13–17. https://www.jstor.org/stable/25595601
Boland, Eavan. A Journey with Two Maps: Becoming a Woman Poet. Carcanet, 2011.
Boland, Eavan and Pilar Villar-Argáiz, “’Poetry as a Humane Enterprise’: Interview with Eavan Boland on the Occasion of the 50th Anniversary of her Literary Career.” Estudios Irlandeses, Vol.7 No.7, 2012, pp.113–120. https://doi.org/10.24162/EI2012-1950
Boland, Eavan. New Selected Poems. Carcanet, 2013.
Boland, Eavan and Paula Meehan. “Two Poets and a City: A Conversation”. Eavan Boland: Inside History, edited by Siobhán Campbell and Nessa O’Mahony, Arlen House, 2017, pp.315–338.
Boland, Eavan. The Historians. Carcanet, 2020.
Logan, William. “Animal Instincts and Natural Powers: Review of Eavan Boland, Outside History: Selected Poems 1980-1990.” The New York Times Book Review, April 21st 1991. https://archive.nytimes.com/www.nytimes.com/books/99/09/05/specials/hughes-wolf.html
Mahoney, James. “Begging at Clonakilty”. The Illustrated London News, February 13th 1847. Line Drawing. https://viewsofthefamine.wordpress.com/image-index/woman-begging-at-clonakilty/ ; https://viewsofthefamine.wordpress.com/illustrated-london-news/sketches-in-the-west-of-ireland/
National Gallery of Art, Washington. “William Michael Harnett: American, 1848–1892”. https://www.nga.gov/collection/artist-info.1373.html.
Mahoney, James. William Harnett, “The Old Violin”, Oil on Canvas, 1886. https://www.nga.gov/collection/art-object-page.79531.html).
Waugh, Patricia. “Modernism, Postmodernism, Feminism: Gender and Autonomy Theory”. Postmodernism: A Reader, edited by Patricia Waugh, Edward Arnold Publications, 1992, pp.189–204.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caitriona Clutterbuck

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.