Quem tem medo de ler o Ulisses de Joyce: Desvendando o labirinto joyceano em “Eumaeus”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-8127.v25i1p57-67Palavras-chave:
Ulisses, James Joyce, Reading, L’Analyse de ContenuResumo
Ler Ulisses, romance de James Joyce publicado pela primeira vez em 1922, pode não ser uma tarefa fácil. No texto, Joyce não aplica à sua narrativa estruturas cronológicas tradicionais. Em vez disso, o leitor é desafiado a mergulhar no fluxo de consciência de seu personagem principal, Leopold Bloom. Isso significa ler por meio de desconexões, pensamentos fragmentados, distrações de Bloom, elementos sinestésicos dentro da narrativa e encontrar uma linguagem repleta de neologismos, alusões, aglutinações, polifonias, entre outras características. No entanto, esse desafio muitas vezes representa uma barreira para muitos que podem se sentir perdidos ou sobrecarregados com essa leitura. No centenário da publicação de Ulisses, este ensaio tem como objetivo desvendar o labirinto joyceano por meio do décimo sexto capítulo do romance, “Eumaeus”. Seguindo a técnica da análise de conteúdo, definida por Lauren Bardin em L’Analyse de Contenu, é possível apresentar uma visão geral do capítulo. A descrição e a interpretação dos principais aspectos do capítulo guiarão a navegação dos leitores pelas virtuosidades literárias, alusões e enigmas do livro.
Referências
Bardin, Laurence. L’Analyse de Contenu. PUF / Quadrige Manuels Edition, 2007.
Joyce, James. Ulysses. Translated by Caetano W. Galindo, Penguin / Companhia das Letras, 2012.
Mitchell, Jane. Run For Your Life. Little Island, 2022.
Wilde, Oscar. “The Critic as Artist.” Norton Anthology of Theory and Criticism, edited by Vincent Leitch, Norton, 2001, pp. 900-912.
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