Comunidade com diferenças comparilhadas: Performance solo em Silence de Pat Kinevane e A Woman in Progress de Panti
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-8127.v25i2p139-148Palavras-chave:
Performance a solo, Pat Kinevane, Panti, ComunidadeResumo
A performance solo é uma forma teatral cada vez mais popular no teatro irlandês contemporâneo devido à ascensão do individualismo. Este artigo toma como exemplos os trabalhos de dois performers solo representativos do teatro irlandês contemporâneo, Pat Kinevane e Panti (Rory O’Neill), tentando discutir como a forma de atuação solo é aplicada pelos dois performers para criar um espaço intermediário para os grupos marginalizados encontrarem as suas vozes distintivas e para o público se identificar com o “outro”, de modo a construir uma comunidade que respeite as diferenças. Ao mesmo tempo, os dois performers utilizam estratégias pós-dramáticas para aconselhar o público a dar um passo atrás e a reexaminar a construção da comunidade e a performatividade da identidade. Ao abordar o significado da performance solo no teatro irlandês contemporâneo, este artigo apela à diversificação não apenas dos temas mas também das formas no teatro irlandês contemporâneo.
Referências
Abdelfattah, Hany Ali Mahmoud. “When the subaltern speaks: solo narrative performance in Heather Raffo’s Nine Parts of Desire and Issam El-Yousfi’s Tears with Alcohol.” Interventions, vol. 24, no. 1, 2022, pp. 88-101.
Brantley, Ben. “Acting It Out, Like Valentino.” New York Times, 10 Sept. 2012, Gale.
Birringer, Johannes. “Interacting: Performance & Transmediality.” Monologues: Theatre, Performance, Subjectivity, edited by Clare Wallace, Litteraria Pragensia, 1999, 297-325.
Dean, Joan FitzPatrick. “Pat Kinevane’s Forgotten and Silent: Universalizing the Abject.” Irish Theatre in Transition: From the Late Nineteenth to the Early Twenty-First Century, edited by Donald E. Morse, Palgrave Macmillan, 2015, 205–215.
Halferty, J. Paul. “Performing Politics: Queer Theatre in Ireland, 1968–2017.” The Palgrave Handbook of Contemporary Irish Theatre and Performance, edited by Eamonn Jordan and Eric Weitz, Palgrave Macmillan UK, 2018, 181-199.
Heddon, Dee. “Beyond the Self: Autobiography as Dialogue.” Monologues: Theatre, Performance, Subjectivity, edited by Clare Wallace, Litteraria Pragensia, 1999, 157-184.
Hughes, Holly, and David Román, editors. O Solo Homo: The New Queer Performance. Grove Press, 1998.
Jordan, Eamonn. Dissident Dramaturgies: Contemporary Irish Theatre. Irish Academic Press, 2010.
Kinevane, Pat. Silent and Forgotten. Methuen Drama, 2011.
Mallon, Clara. “(Post)Dramatic Strategies: Performing Difference in Pat Kinevane’s Solo Theatre.” Irish University Review, vol. 51, no. 2, 2021, pp. 329-342.
Panti. “A Woman in Progress.” Queeer Notions: New Plays and Performances from Ireland, edited by Fintan Walsh, Cork University Press, 2010, 244-261.
Peterson, Michael. Straight White Male: Performance Art Monologues. University Press of Mississippi, 1997.
Sandahl, Carrie. “Queering the Crip or Cripping the Queer?: Intersections of Queer and Crip Identities in Solo Autobiographical Performance.” A Journal of Lesbian and Gay Studies, vol. 9, no. 1-2, 2003, pp. 25-56.
Wallace, Clare. “Monologue Theatre, Solo Performance and Self as Spectacle.” Monologues: Theatre, Performance, Subjectivity, edited by Clare Wallace, Litteraria Pragensia, 1999, 1-16.
Walsh, Fintan. Queer Performance and Contemporary Ireland: Dissent and Disorientation. Palgrave Macmillan UK, 2016.
---. “Touching, Feeling, Cross-Dressing: On the Affectivity of Queer Performance. Or, What Makes Panti Fabulous.” Deviant Acts: Essays on Queer Performance, edited by David Cregan, Carysfort Press, 2009, 55-71.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Zixin Huang

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.