“Não havia Deus para ela nem para os outros pobres”: a fome em Liam O’Flaherty e Graciliano Ramos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-8127.v26i1p137-151Palavras-chave:
Liam O'Flaherty, Graciliano Ramos, Fome, Literatura comparadaResumo
Este artigo tem como objetivo realizar um estudo comparativo da representação da fome em Famine, de Liam O’Flaherty (1937), e Vidas secas, de Graciliano Ramos (1938). O primeiro romance, publicado na Irlanda, se passa durante a Grande Fome (1845-1852), na qual cerca de um milhão de pessoas morreram. O segundo romance, publicado no Brasil, se passa em uma região brasileira não especificada onde a seca induz à fome e ao êxodo rural. As obras, apesar de publicadas em países diferentes, apresentam semelhanças e diferenças na representação da fome, especialmente quanto ao período de publicação, à posição dos narradores e à abjeção do corpo faminto (Kristeva, 1982). Enquanto Vidas secas adota uma narrativa objetiva, destacando a falta de comunicação e a rusticidade dos protagonistas, Famine adota uma perspectiva engajada, responsabilizando entidades governamentais e religiosas pela tragédia. Ambas as obras destacam a vulnerabilidade dos pobres diante das forças repressivas das classes dominantes, enfatizando a resistência como única arma dos menos privilegiados. Além da fome física, os romances enfatizam a necessidade de alimentação política, social e cultural para os desfavorecidos, ilustrando que a opressão não resulta apenas em privações materiais, mas também em uma exclusão social que silencia e desempodera os pobres.
Referências
Barry, Frank, and Mary Daly. “Irish Perceptions of the Great Depression.” Trinity College Dublin, 31 Jan. 2011. https://www.tcd.ie/triss/assets/PDFs/iiis/iiisdp349.pdf. Accessed 2 May 2023.
Bosi, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 53rd ed., São Paulo, Cultrix, 2021.
Bueno, Luís. Uma História do Romance de 30. São Paulo, Edusp, 2006.
Candido, Antonio. Ficção e Confissão: Ensaios sobre Graciliano Ramos. 3rd ed., Rio de Janeiro, Ouro sobre Azul, 2006.
Castro, Josué de. Geografia da Fome: O Dilema Brasileiro - Pão ou Aço. Rio de Janeiro, Edições Antares, 1968.
Connolly, James. “Labour in Irish History.” Marxists.org, 1910, www.marxists.org/archive/connolly/1910/lih/. Accessed 2 May 2023.
Delville, Michael, and Andrew Norris. “Introduction: Studying Hunger.” The Politics and Aesthetics of Hunger and Disgust: Perspectives on the Dark Grotesque, by Michael Delville and Andrew Norris, New York, Routledge, 2017, pp. 1–20.
Duarte, Eduardo de Assis. “O Bildungsroman Proletário de Jorge Amado.” Literatura e Sociedade, vol. 23, no. 27, 31 Dec. 2018, pp. 175–195, https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p175-195. Accessed 1 May 2023.
Foster, John Wilson. “The Irish Renaissance, 1890-1940: Prose in English.” The Cambridge History of Irish Literature, Vol 2, edited by Margaret Kelleher and Philip O’Leary, Cambridge, Cambridge University Press, 2008, pp. 113–180.
Kinealy, Christine. The Great Irish Famine: Impact, Ideology and Rebellion. Basingstoke, Palgrave, 2002.
Kristeva, Julia. Powers of Horror: An Essay on Abjection. New York, Columbia University Press, 1982.
Mikowski, Sylvie. “Paul Lynch’s Grace and the “Postmemory” of the Famine.” Études Irlandaises, vol. 45, no. 2, 2020, pp. 149–162, journals.openedition.org/etudesirlandaises/10242. Accessed 19 Apr. 2023.
O’Flaherty, Liam. Famine. 13th ed., Dublin, Wolfhound Press, 2002.
Ramos, Graciliano. Barren Lives. Translated by Ralph Edward Dimmick, Austin, University of Texas Press, 1965.
Ramos, Graciliano. Vidas Secas. 133rd ed., Rio de Janeiro, Record, 2017.
Sheeran, Patrick F. The Novels of Liam O’Flaherty: A Study in Romantic Realism. Dublin, Wolfhound Press, 1976.
Vance, Norman. “Region, Realism, and Reaction, 1922-1972.” The Cambridge Companion to the Irish Novel, edited by John Wilson Foster, Cambridge, Cambridge University Press, 2006. E-book.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Franco Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.