A harpa e a águia: ensino de poesia irlandesa no México
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-8127.v26i1p153-163Palavras-chave:
Antologia, América de língua espanhola, Poesia irlandesa, Literatura, PedagogiaResumo
A Irlanda e o México partilham uma longa tradição de relações interculturais. A nação latino-americana tem recebido uma influência significativa da estrutura mental da mente e da obra de pensadores e autores irlandeses ou de ascendência irlandesa. No âmbito da literatura, a presença de escritores irlandeses no México tem sido igualmente relevante. Alguns deles são constantemente referenciados em instituições de ensino médio e superior como exemplos paradigmáticos das belles lettres anglófonas. No entanto, e com a possível exceção de Yeats, a atenção académica e pedagógica prestada à poesia irlandesa, quase exclusivamente em inglês, foi limitada até tempos relativamente recentes. A partir de meados da década de 2000, a Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) assistiu a um aumento dos esforços académicos para promover a produção de versos de poetas anglo-irlandeses no país. Com a publicação, em 2003, da antologia Una lengua injertada [Uma língua enxertada] e, mais recentemente, com a criação do Projeto de Investigação de Literatura Anglo-Irlandesa Contemporânea, a FFyL-UNAM inaugurou uma nova era para o estudo do verso (anglo-) irlandês no México e na América de língua espanhola. Este artigo explorará as abordagens críticas e pedagógicas com que a FFyL-UNAM tem abordado o ensino da poesia (anglo)irlandesa durante pelo menos uma década.
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