“Nuvem vermelha, terra sentindo, céu que pensa”: Est/ética de John Banville
DOI:
https://doi.org/10.37389/abei.v22i1.3857Palavras-chave:
Stevens, Nietzsche, Deleuze, Husserl, Intencionalidade, Metacognição, Recorrência interna, Devir, Estética, Esperança, The Blue Guitar, Long LankinResumo
A longa carreira de John Banville pode, evidentemente, ser vista convencionalmente de modo linear, contudo seria melhor se fosse vista como uma forma de espiral. Essa espiral representa o processo hermenêutico e, concomitantemente, os movimentos de recorrência eterna na obra. De acordo com o conceito de Nietzsche, essas recorrências não devem ser interpretadas como retornos do idêntico. Em vez disso, essa dimensão ética e estética em Banville é explicada como uma sintonização com a força geral do devir. De acordo com a poética de Wallace Stevens, a estética de Banville é vista principalmente como processo. Por meio do acesso imediato à metacognição e reflexão no ato intencional, Banville, através de seus protagonistas, mantém um sentimento de admiração como esperança em um mundo fictício, muitas vezes permeado por perda, melancolia e desespero. Argumenta-se que esse traço ficcional está presente desde a sua estréia até a escrita mais recente de Banville.
Referências
Banville, John. The Blue Guitar. London: Penguin, 2016. [2015]
---. Long Lankin. Loughcrew: The Gallery Press, 1984. [1970]
---. Mefisto. London: Picador, 1999. [1986]
Cazeaux, Clive. Kant, Cognitive Metaphor and Continental Philosophy. London: Routledge, 2007.
DeForrest, Matthew. “W. B. Yeats’s A Vision: ‘Dove or Swan’”. W. B. Yeats’s A Vision: Explications and Contexts. Neil Mann, Matthew Gibson and Claire Nally. Eds. Liverpool University Press, 2012, pp. 136–58.
Deitz, Cody. “The Absent Center: Poetic Difficulty in Wallace Stevens’s ‘The Man with the Blue Guitar XXII.’” Explicator, vol. 75, no. 3, 2017, pp. 157–159.
Deleuze, Gilles. In Friedrich Nietzsche, Basic Writings of Nietzsche, Translated and edited by Walter Kaufmann. New York: Modern Library, 2000, pp. 857–60.
Heidegger, Martin. “The Word of Nietzsche: ‘God Is Dead’”. The Question Concerning Technology and Other Essays. New York: Harper & Row, 1977, pp. 53–112.
Henry, Michel. Material Phenomenology. 1st ed. New York: Fordham University Press, 2008.
Husserl, Edmund. The Idea of Phenomenology. Translated by Lee Hardy. Dordrecht: Kluwer, 1999.
Imhof, Rüdiger. John Banville: A Critical Introduction. Dublin: Wolfhound Press, 1997.
Ingarden, Roman. The Literary Work of Art. Chicago: Northwestern University Press, 1974.
Kenny, John. John Banville. Dublin: Irish Academic Press, 2009.
May, Todd. “When Is a Deleuzian Becoming?” Continental Philosophy Review, vol. 36, no. 2, June 2003, pp. 139–153.
Miller, J. Hillis, The Linguistic Moment: From Wordsworth to Stevens. Princeton, N.J., Princeton Univ. Press, 1985
Murphy, Neil. John Banville. Bucknell University Press, 2018. ProQuest Ebook Central, http://ebookcentral.proquest.com/lib/sub/detail.action?docID=5376712.
Palazzolo, Pietra. “Afterlives of a Supreme Fiction: John Banville’s Dialogue With Wallace Stevens”. In John Banville and His Precursors, Stephen Butler, Pietra Palazzolo and Michael Springer (eds). London: Bloomsbury Academic, 2019, pp. 87–109.
Robin, Thierry. “Liars, Similes and Story-tellers in The Blue Guitar by John Banville”. History, Memory and Nostalgia in Literature and Culture. Ed. Regina Rudaityté. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
Stevens, Wallace. “The Man with the Blue Guitar”. The Collected Poems of Wallace Stevens. New York: Vintage, 1990, pp.175–94.
Tarien, Kersti. “Trying to Catch Long Lankin by His Arms: The Evolution of John Banville’s Long Lankin”. Irish University Review, no. 2, 2001, p. 386.
The Holy Bible. 2001. English Standard Version. Harper Collins Publishers. Crossway Bibles. Print.
Wrethed, Joakim. “Mnemonic Air in John Banville’s Science Tetralogy”. Recovering Memory: Irish Representations of Past and Present. Hedda Friberg, Irene Gilsenan Nordin, and Lene Yding Pedersen. Eds. Cambridge Scholars Publishing, 2007: pp. 280–90.
Zuntini de Izarra, Laura P. Mirrors and Holographic Labyrinths: The Process of a “New” Aesthetic Synthesis in John Banville’s Work. San Francisco: International Scholars Publications, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Joakim Wrethed

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.