Encantamento do rosto: poses e retratos de cinema
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47142010000100006Palavras-chave:
Cinema, Atrizes, Eliane Lage, Companhia Cinematográfica Vera Cruz, Cinematográfica Brasil FilmesResumo
O presente artigo tem como objetivo caracterizar um conjunto de imagens fotográficas da atriz de cinema Eliane Lage (1928-) que atuou em Caiçara, Ângela, Sinhá Moça e Ravina produções da Companhia Cinematográfica Vera Cruz (1950-1954), e, no caso de Ravina, da Cinematográfica Brasil Filmes. A Companhia Cinematográfica Vera Cruz pretendeu ser um dos maiores empreendimentos cinematográficos do Brasil e, inserido nessa proposta, seu Departamento de Publicidade buscou estabelecer a atriz Eliane Lage como uma grande estrela, nos moldes de cinematografias hegemônicas. Acompanham-se, aqui, alguns retratos que, somados às informações publicadas na imprensa, tinham como intuito situar ao grande público quem era Eliane Lage, abordando aspectos da sua "biografia" com temas amplamente explorados, dentre eles sua origem abastada, a negação do estrelato, o despojamento, a paixão pelo marido e o gosto pela natureza. Dentre os retratos selecionados há um ensaio fotográfico do arquiteto Gregori Warcharchik; fotografias de divulgação dos estúdios; "instantâneos" feitos por fotógrafos da época; e fotografias que integram o acervo pessoal da atriz.Downloads
Downloads
Publicado
2010-06-01
Edição
Seção
Estudos de Cultura Material
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MACIEL, Ana Carolina de Moura Delfim. Encantamento do rosto: poses e retratos de cinema . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 179–205, 2010. DOI: 10.1590/S0101-47142010000100006. Disponível em: https://periodicos.usp.br/anaismp/article/view/5529.. Acesso em: 23 abr. 2025.