O pintor e a polícia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.215316

Mots-clés :

Arte contemporânea, Pintura, Representação, Engajamento, Debate racial

Résumé

Tendo como pano de fundo histórico as manifestações contra a brutalidade policial dirigida às pessoas racializadas, Darby English detém-se, neste ensaio, em uma única pintura de Kerry James Marshall, Sem título (policial), de 2015, propondo, como método de análise, a descrição minuciosa de elementos formais, tais como a posição da figura no plano, seus trajes, as cores empregadas e outros tantos detalhes da cena. Ressaltando as ambiguidades e as indeterminações sustentadas pelo artista no trabalho, o autor formula questões cruciais sobre o sistema de representação vigente na arte e na cultura contemporâneas.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Leandro Muniz, Universidade de São Paulo

    Leandro Muniz atua como artista e curador.  Mestrando em história, crítica e teoria da arte pela Escola de Comunicaçãos e Artes da USP, é formado em artes visuais pela mesma instituição. Em 2022, apresentou a individual "Domingo", na Casa de Cultura do Parque, em São Paulo. Foi curador das mostras “Sala de vídeo: Aline Motta” (MASP, 2022), “migalhas” (Galeria O Quarto, 2019), "Disfarce" (Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2017), entre outras.

  • Liliane Benetti, Universidade de São Paulo

    Liliane Benetti é professora doutora na área de História, Teoria e Crítica de Arte do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.

Références

ATRRIDGE, Derek. The Singularity of Literature. Nova York: Routledge, 2004.

BROWN, Simone. Dark Matters: On Blackness and Surveillance. Durham: Duke University Press, 2015.

BRYSON, Norman. Rhopography. [1980]. In Looking at the Overlooked: Four Essays on Still Life Painting. Londres: Reaktion, 2008.

DIDION, Joan. On Self-Respect. In Didion: Collected Works. Nova York: Norton, 2006, p. 215-218.

ENGLISH, Darby. How to See a Work of Art in Total Darkness?. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2007.

ENGLISH, Darby. 1971: A Year in the Life of Color. Chicago: University of Chicago Press, 2016.

ENGLISH, Darby. To Describe a Life: Notes from the Intersection of Art and Race Terror. Londres: Yale University Press, 2019.

ENWEZOR, Okwui. Modernity and Its Discontents. In em HAQ, Nav (ed.). Kerry James Marshall: Painter and Other Stuff. Antuérpia, Ludion: 2014, p. 167-177.

HARRIS, Susan. Sylvia Plimack Mangold: Of and By Paint. In Sylvia Plimack Mangold: Floors and Rulers, 1967-76. Nova York: Craig Starr Gallery, 2016.

MERCER, Kobena. Kerry James Marshall: The Painter of Afro-Modern Life. Afterall, n. 24, verão 2010, p. 81-88.

MOLESWORTH, Helen. Project America: Kerry James Marshall. Frieze, n. 40, maio 1998, p. 72-75.

SCHAPIRO, Meyer. The Romanesque Sculpture of Mosaic I. In Romanesque Art. Nova York: Braziller, 1977, p. 75-177.

SILVA, Denise Ferreira da. Luz Negra – a crítica anticolonial e racial do capitalismo global. Curso realizado no Centro Universitário Maria Antonia da Universidade de São Paulo, em São Paulo, em dez. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-47X_7XJnOU. Acesso em: 5 dez. 2020.

SONTAG, Susan. Notas sobre o camp. Disponível em: https://perspectivasqueeremdebate.files.wordpress.com/2014/06/susan-sontag_notas-sobrecamp.pdf. Acesso: 23 abr. 2023.

STEINBERG, Leo Contemporary Art and the Plight of Its Public [1962]. In Other Criteria: Confrontations with Twentieth-century Art. Nova York e Oxford: Oxford University Press, 1972a, p. 3-16.

STEINBERG, Leo. Fritz Glarner and Philip Guston at the Modern. [1956]. In Other Criteria: Confrontations with Twentieth-century Art. Nova York e Oxford: Oxford University Press, 1972b, p. 277-285.

STEINBERG, Leo. Arte contemporânea e a situação de seu público. In Outros Critérios: confrontos com a arte do século XX / Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2008, p. 33-34.

WEIL, Simone. L’Iliade ou el poème de la force. Cahiers du Sud, n. 230, Marselha, dez. 1940-jan. 1941, p. 15-28.

WEIL, Simone. Human Personality. In MILES, Siân. Simone Weil: An Anthology. Nova York: Grove Press, 1986a, p. 49-78.

WEIL, Simone. The Iliad, or the Poem of Foce. In MILES, Siân. Simone Weil: An Anthology. Nova York: Grove Press, 1986b, p. 162-195.

WEIL, Simone. A Ilíada ou o poema da força. In BOSI, Ecléa. Simone Weil: A condição operária e outros estudos sobre a opressão / Trad. Alfredo Bosi. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008. p. 388-399.

Téléchargements

Publiée

2023-08-31

Numéro

Rubrique

Traduções

Comment citer

English, D. (2023). O pintor e a polícia (L. Muniz & L. Benetti , Trad.). ARS (São Paulo), 21(48), 390-443. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.215316